COVID-19: Máscara óculo-respiratória ViriMask é a inovação israelense para abolir o isolamento

O acessório assegura o maior índice de proteção contra o coronavírus incluindo isolamento para os olhos, 60 horas de utilização sem troca de filtros e total isolamento entre usuário e ambiente

Foto: Divulgação

Superar o isolamento e permitir a integral retomada das atividades profissionais em fábricas, comércio, governo ou situações de aglomeração prolongada, como viagens aéreas ou escolas, mesmo sem que já tenha havido uma erradicação da COVID. Esta é a proposta apresentada pela startup israelense ViriMask.

Desenvolvida sob a coordenação do cientista Noam Gavriely, que participou da criação das máscaras antigás urbanas distribuídas em Israel na época da Guerra do Golfo, nos anos 1990, a ViriMask traz um conceito de “isolamento social”, ou seja, promove um nível de segurança viral próximo ao obtido por políticas de confinamento.

A máscara bloqueia 99,25% das micropartículas existentes no ar externo. Ao mesmo tempo, impede a contaminação de terceiros por parte do usuário.

Até o momento, o máximo de proteção alcançada pela indústria para máscaras de uso cirúrgico (padrão N95) foi uma taxa de retenção de 95% de partículas, enquanto os produtos mais caros (Padrão N99) ficam no limite de retenção de 99%.

Além disso, a ViriMask é óculo-respiratória, vedando o nariz, a boca e os olhos. Por ser facilmente lavável, pode ser compartilhada ao longo de todo o seu ciclo de vida, que tem garantia de fábrica de 2 anos, mas pode durar indefinidamente.

Para garantir o uso prolongado, o filtro da ViriMask só precisa ser trocado a cada 60 horas de uso, o que supera, por exemplo, a jornada semanal da maioria dos trabalhadores.

O projeto de design da máscara corrigiu outros pontos fracos dos padrões N95 e N99, ao eliminar vãos existentes nas bordas das máscaras convencionais que servem de entrada e saída para o vírus. A área de contato com o rosto é guarnecida por um elastômetro antialérgico que não agride a pele e oferece conforto compatível com a utilização por longos períodos.

Seu nível de ventilação é cinco vezes superior ao da N95 ou da N99, com fluxo livre de ar, apesar da filtração rigorosa, e sem comprometimento da fala. Nas máscaras convencionais, o represamento do fluxo nasobucal provoca a retro respiração de gás carbônico, gerando sensação de estresse e dores de cabeça num uso mais prolongado.

Enquanto as máscaras atuais conseguem reter partículas com um mínimo de 0,30 mícron de diâmetro, o produto israelense retém corpos inertes no ar com dimensões de 0,10 micron (menor que o tamanho isolado de um único exemplar do Coronavírus, de 0,12). Em geral, o vírus se apresenta em gotículas ou aglomerados em torno de 0,3 mícron.

Cidades livres de lockdown

O cientista Noam Gavriely, um dos responsáveis pelo desenvolvimento da ViriMASK, é professor do Technion – Instituto de Tecnologia de Israel e especialista em fisiologia respiratória. Ele participou da comissão que criou as máscaras antigás de uso urbano distribuídas pelo Exército para a proteção da população israelense frente às ameaças iraquianas de bombardeio com armas químicas.

Ele explica que a ViriMASK foi criada inicialmente visando a comunidade médico-hospitalar envolvida no combate à pandemia. “Entendemos que as máscaras N95 não são suficientemente seguras para um vírus tão pequeno como o Covid. Em um ambiente contaminado, o nível de proteção que oferece é insuficiente”, explica o cientista. A máscara está sendo adotada no segmento hospitalar de Israel e já é comercializada na Europa, África, EUA, América Latina e Austrália.

No entanto, a fabricante acredita que a ViriMASK é a solução ideal também para cidades e empresas na normalização das atividades. “O conceito de ‘isolamento móvel’, cobrindo todos os pontos do corpo vulneráveis ao vírus, representa uma alternativa financeiramente viável para evitar o lockdown e permitir a retomada econômica de todos os países”, raciocina o professor Gavriely.

Segundo ele, apesar do preço inicial maior, no curto prazo as máscaras ViriMASK, computadas as trocas de filtro, terão um custo final 50% menor do que as máscaras N95/N99 (que são descartadas pelo usuário após 4 horas de utilização).

Como adquirir

A unidade da ViriMASK custa U$70, com redução de preço unitário nas vendas em escala. O produto vem acompanhado de duas unidades filtrantes, para um total de 120 horas. Os filtros de reposição e a máscara podem ser adquiridos pelo website da ViriMASK ou em contato direto com a diretora comercial responsável pelo mercado brasileiro através do email: sharon@hemaclear.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo