A atual pandemia e o novo livro do médico-escritor César Aníbal Benavides

Nestes tempos pandêmicos e de isolamento social em que obrigatoriamente estamos submetidos, chega-nos a notícia da edição do livro: “Pandemia 2020 – histórias e reflexões de um período de alerta à humanidade”, pela Life Editora, a segunda obra autoral do médico e escritor Cesar Aníbal Aguiar Benavides, que em 2018 já lançou “Esclarecendo sobre Cirurgia Plástica”.

Médico e escritor Dr. César Benavides – Foto: Arquivo Pessoal

Com lançamento oficial em 23/06, às 19h, em Live pelo facebook/canal do autor, ‘Pandemia 2020…’ trata-se de uma coletânea eclética em prosa: consistentes crônicas/relatos, narrativas e opiniões (quase confabulações existenciais) bem contextualizadas na temática enfatizada no título e que – com linguagem fluente e objetiva, palmilhando sendas no limiar do real e do imaginário – induzem naturalmente os leitores em geral a um estado de espírito reflexivo/hesitativo, além de espontâneo deleite, diante das nuanças e surpresas que pulsam nos textos. Manifestados aos desígnios das virtudes, os pensamentos altruísticos e conhecimentos do autor recriam neste volume um cotidiano sintonizado com as peculiaridades e conflitos (e também aprendizados) deste momento atual, ao tempo em que nos instigam a meditar acerca da sociedade em que vivemos, sobre o mundo que nos espreita e as irreversíveis mudanças após o planeta se livrar da carona viral do tal corona.

Cirurgião Plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e membro internacional da ASPS (American Society of Plastic Surgeons), cearense de Fortaleza, César Benavides é radicado desde 2002 em Campo Grande/MS, onde também atua como perito médico judicial. Além das atividades em consultório e o exercício da cirurgia estética e reparadora, apresenta aulas como professor convidado. Concilia – com a sua profissão – a escrita e seu dom literário, que descobriu desde seus tempos de jovem adolescente (e como aluno Marista) na sua terra alencarina.  Para conhecermos um pouco mais da obra e autor, reproduzo, a seguir, trechos de recente entrevista que fiz com ele:

Rubenio Marcelo – Tendo lançado anteriormente livro sobre Cirurgia Plástica, você publica agora “Pandemia 2020 – Histórias e reflexões de um período de alerta à humanidade” – No tocante ao seu processo de criação, qual o impulso emotivo que lhe direcionou em cada obra?

César BenavidesNo primeiro livro, a experiência e vivência tanto na prática cirúrgica como no ofício de perito médico judicial fizeram-me perceber que a maioria dos casos de cirurgias plásticas sem êxito se deve à falta de esclarecimentos e expectativas acima do que o procedimento pode prover. Esse tipo de esclarecimento ao público leigo é raro, fato que nos motivou a publicá-lo também (traduzido) para outros países. Já neste segundo livro, além de acalmar a minha inquietude intelectual durante esse período tenso e estressante, o impulso de abordar o que poderá mudar a partir desse período da história mundial, e o que virá depois, baseado em dados científicos progressivamente descobertos sobre essa doença outrora desconhecida e que causou tantas mudanças em todos os sentidos. 

RM – Em quanto tempo foi escrito o livro Pandemia 2020?  Do ponto de vista do autor, qual a principal reflexão/mensagem que está contida nesta obra?

CBDeterminado a acordar todos os dias às 4:50 da manhã, para não perder o hábito matinal de me preparar para as cirurgias (suspensas durante o período crítico), escrevi de forma intensa durante cerca de 45 dias. O conteúdo com certeza levará o leitor a várias reflexões, de acordo com seu ponto de vista e seu estado de espírito. Entretanto, como principal mensagem, temos que  cada pessoa terá  sua própria verdade transformadora, em algum grau. Ver o mundo com olhos diferentes. Fazer parte e contribuir para uma mudança para melhor.

RM – Na concepção dos seus textos (ou livros) você emprega algum ‘ritual de escrita’?

CB – Costumo escrever sempre à mão,  com caneta tinteiro. Ideias e raciocínio fluem com mais facilidade no meu caso. Reviso o que escrevi ao digitar no computador. Algo realmente pessoal.

RM – como chegaram os personagens nas crônicas e reflexões contidas neste livro atual?  E qual a sua maior satisfação ao escrevê-lo?

CB – Muitas crônicas, histórias de vida, ocorrem neste momento. Não sabemos disso até que sejam contadas ou mesmo que as vivamos. Cada uma tem algo a nos ensinar. Personagens fictícios por vezes têm as mesmas características de pessoas do mundo real; e, como tais, vivem intensamente tudo o que ocorre agora. Inspiração, criatividade e vontade de contribuir de alguma forma nos impulsionam na criação dos protagonistas do livro. E são as reflexões que movem as tomadas de atitude e mudanças de postura perante tudo, para o melhor – assim esperamos. Minha satisfação ao conceber o livro é saber que, mesmo no caos, há positividade e que, com certeza, trechos da obra despertarão emoções inesperadas dos leitores.

__________________________________________________________

*Rubenio Marcelo é poeta escritor e compositor, membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras

Um Comentário sobre “A atual pandemia e o novo livro do médico-escritor César Aníbal Benavides”

  1. Excelente matéria. Parabéns! Como editor convido a todos a assistir a Live na próxima terça-feira dia 23.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo