Alta demanda impulsiona comercialização do tereré em atacarejos

Marcas locais e até de outros estados têm apostado no público sul-mato-grossense para aumentar vendas

Para refrescar das altas temperaturas de Campo Grande, muita gente não abre mão de um bom tereré gelado. A bebida é uma das muitas heranças dos hermanos paraguaios e é considerada típica em Mato Grosso do Sul. Segundo dados do IBGE, a produção de erva-mate no estado bate 1,5 mil toneladas por ano. São nada menos que 268 hectares de plantio. E a produção interna ainda não consegue atender a demanda local. Isso porque segundo a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) mais de 80% da erva-mate que vai para a industrialização são provenientes de outros estados.

Dentre os estados que mais fornecem o produto está Santa Catarina. A marca Erva Mate Pagliosa revende para Campo Grande e outras cidades do Centro-Oeste há cinco anos. Além da erva para o tereré, a empresa também comercializa erva para chimarrão, outro hábito comum na cidade morena, por conta do grande número de imigrantes do sul brasileiro.

Foto: Divulgação

Uma das apostas da marca foi revender em grandes estoques, a partir de atacarejos como o Fort Atacadista. Tanto tempo de mercado se dá graças a investimentos com qualidade para atender o público campo-grandense, que é bem exigente. “Todos os meses fazemos erva nova e realizamos um acompanhamento dos nossos estoques. Depois de três meses, recolhemos a mercadoria sem custo para o varejista e devolvemos para indústria”, explica Leonardo Oliveira Borges, representante da marca em Mato Grosso do Sul.

Algumas marcas locais também têm crescido e ampliado seu leque de opções dentro do setor ervateiro, como é o caso da Erva Mate Santo Antônio, sediada na cidade de Ponta Porã (MS), a 312 km da Capital. O proprietário, Paulo César Benites, explica que, com o lançamento de novos produtos e sabores diferenciados, vem conquistando novos adeptos ao consumo do tereré, incluindo de crianças a adultos.

Benites ressalta que ofertar seu produto em um atacarejo possibilita expandir seu negócio, tendo em vista que outros mercados e até mesmo pequenas mercearias procuram a rede para reabastecer seus estoques, difundindo o nome da marca em vários lugares. “Temos grande variedade de produtos e, dentro do Fort Atacadista, podemos levar aos consumidores e comerciantes uma linha de itens com preços atrativos, mais comodidade e o melhor atendimento possível”, avalia.

Foto: Divulgação

Novos sabores inovam hábito tradicional 

Consumidora frequente, a professora Mayara Barbosa tem o costume de tomar tereré diariamente. O amarguinho é parceiro da professora para as longas horas de trabalho. Como trabalha também com revisão, ela conta que tomá-lo ajuda a mantê-la desperta e atenta. A razão para isso, segundo a nutricionista Aline D’Arco, é que, por conter cafeína e teobromina em sua composição, a bebida ganha diversas propriedades, dentre elas, a de estimulante. Além disso, tem poder anti-inflamatório, antirreumático, tônico e diurético. Mas, ela alerta: “Ele deve ser consumido com cautela, pois em excesso diminui a concentração de potássio, sódio e magnésio no organismo. A quantidade excessiva de água já promove esse efeito. Por mais que eliminemos pela urina, o excesso de água vai gerar uma dilatação nos vasos que pode ser fatal.”

Outro costume que os consumidores de tereré têm é tomar a erva-mate já associada a outras ervas. Aline afirma que algumas combinações podem ser muito interessantes, como o hortelã e o burrito que, além de agregarem frescor, ajudam a proteger o estômago e têm efeito ansiolítico. “Também recomendo a carqueja por baixar a pressão arterial e adicionar limão à erva ajuda a combater cálculos renais, pois a fruta possui grande quantidade de citrato”, pontua.

O consumo de tereré levou ao aparecimento de ervas com sabores. Eles podem ser dos mais básicos como menta e limão aos mais diferentes como abacaxi, tutti frutti, canela e cereja ice. Não dá para não se espantar também com as ervas com energético, as que prometem ter propriedades detox e também as que dão aquele up no ânimo.

Fonte: Sato Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo