Projeto Semana do Bebê divulga resultados de suas ações em 17 cidades

O projeto contou com edições nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Sul, São Paulo e Pernambuco.

Semana do Bebê em 2017 – Foto: InterCement/Divulgação

O Instituto InterCement está em clima de comemoração pelos resultados alcançados em 2017 com o projeto Semana do Bebê, movimento intersetorial e interdisciplinar de valorização da primeiríssima infância. O programa, idealizado pela Unicef em parceria com Fundo de Solidariedade Cultura Pastoral da Criança, é realizado pela InterCement Brasil e o Instituto InterCement.

Durante uma semana, 17 cidades espalhadas pelos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Sul, São Paulo e Pernambuco receberam o projeto, totalizando 14 semanas de atividades, mais de 3 mil atividades e um público atendido de mais de 30 mil pessoas.

As cidades participantes contaram com programação para toda a família com atividades como rodas de debates sobre comportamento, teatro de fantoches, oficinas de artesanato, palestras sobre de saúde para crianças, sarau, dança e muito mais. Além disso, 14 cidades aderiram ao projeto por meio de Lei Municipal o que torna a Semana do Bebê oficial no calendário da cidade. A medida garante que a realização da ação, aconteça todos os anos, independentemente da gestão da empresa ou do município.

Semana do Bebê em 2017 – Foto: InterCement/Divulgação

“Estamos muitos felizes com os resultados da Semana do Bebê de 2017, pois trabalhamos duro ao logo dos cinco anos de projeto com apoio de nossos colaboradores, voluntários, comunidade e poder público. Comparado com 2016, crescemos 43% no número de participantes, o que mostra o quanto os assuntos sobre a primeira infância e seus cuidados são de interesse da sociedade”, ressalta Carla Duprat, Diretora do Instituto InterCement.

Estudos realizados pelo Instituto InterCement mostram que após a implementação do projeto, as cidades tiveram aumento nos números em relação aos cuidados com a gestação e crianças:

  • O número de nascidos vivos aumentou em 12 das 14 cidades
  • Metade dos municípios reduziram o número de partos cesáreos e de mães adolescentes
  • Número de nascidos vivos cujas mães fizeram 7 ou mais consultas de pré-natal também aumentou em 50% dos municípios
  • 8 cidades aumentaram a taxa de aleitamento materno exclusivo

“Além das conquistas com relação à gravidez e aos primeiros meses de vida das crianças, avançamos também no acesso a creches e pré-escolas em 11 municípios. Destacamos que além da ampliação no número de matrículas, acreditamos ser fundamental debater a qualidade na educação. Por isso, apoiamos diversos projetos que complementam a Semana do Bebê como Brincadiquê, que acontece em Santana do Paraíso (MG), Apiaí e Itaoca (SP, Cata-vento que é realizado em Ijaci (MG); Aconchego, que acontece em Cajati (SP); Aquarela, em Cezarina (GO) e Ser Brincante, em Brumado (BA) ” complementa Carla Duprat.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo