Reutilização de cera de depilação pode causar danos

Foto: Divulgação

Pode parecer absurdo, mas a reutilização da cera depilatória é mais comum do que se imagina. A fim de economizar, muitos centros estéticos e salões de beleza reaproveitam a cera que já foi usada, aquecendo e coando para tirar os resíduos, e reutilizando em outras clientes.

A prática, é claro, é proibida pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e coloca em risco a saúda das clientes. Confira abaixo alguns cuidados que devem ser tomados ao realizar a depilação fora de casa.

Quais são os riscos?

A cera, depois de utilizada, deve ser imediatamente descartada. Isto porque o material carrega pelos, restos de pele e até outras secreções da cliente anterior. Às vezes, a retirada dos pelos causa até pequenos sangramentos, que também podem ficar na cera que foi retirada.

O maior risco da cera reutilizada é contrair doenças contagiosas, como codiloma acuminado, herpes genital, fungos, bactérias, alergias e vírus como hepatite C e AIDS.

“Higiene e profissionalismo são sinônimos de respeito e cuidado. A Depyl Action tem procedimentos rigorosos no momento da depilação, pois acreditamos que segurança e saúde são primordiais e isso faz com que os clientes tenham confiança no nosso atendimento”, explica Maria Muniz, proprietária da Depyl Action do Shopping Campo Grande. Ela ainda lista os procedimentos da franquia:

  • Sempre é bom ressaltar que a cera morna é 100% descartável.
  • As depiladoras usam toucas, luvas descartáveis e protetor bucal para trabalharem com mais eficiência e proteção.
  • O lençol de papel da maca é descartável e trocado após cada atendimento.
  • As pinças e tesourinhas utilizadas para finalizar a depilação são descartáveis ou esterilizadas após o atendimento.

Por isso, é importante procurar por locais que cumpram as normativas da ANVISA e que tenham profissionais capacitados para realizar esses procedimentos estéticos.

Outra forma de se precaver é observar a cor da cera, geralmente as reusadas são bastante escuras (queimadas), as claras mostram empiricamente que está sendo usada pela primeira vez; verificar se não há resíduos e grumos na cera. Também pedir para conhecer a área onde se manipula a cera e ver o estoque do produto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo