Especialista dá dicas de fim de ano para quem usa aparelhos ortodônticos

Foto: Divulgação

O Natal e Réveillon estão se aproximando e dando ritmo à dinâmica acelerada do fim de ano. Ganham espaço as atividades que transmitem o clima de tranquilidade e alegria que essa época de festas oferece e são muitas as resoluções e planos para 2018, fora a tão esperada saída às compras por presentes. As dietas alimentares se tornam mais flexíveis, as academias mais vazias e as praias muito mais cheias.

A rotina dos cuidados com a saúde, inclusive a bucal, costuma também ser alterada na correria do final de ano. Neste sentido, algumas dicas vem bem a calhar. Para ajudar quem está em tratamento, o cirurgião-dentista Edmilson Pelarigo, diretor clínico da OrthoDontic, rede pioneira em serviços ortodônticos no Brasil, dá algumas dicas que podem evitar e prevenir problemas relacionado aos dentes.

Escovação e fio dental

A higienização correta, com o uso das escovas de dentes e fio dental, é imprescindível em qualquer época do ano, mas as festas de Natal e Réveillon são um agravante. “A glicose, encontrada em excesso nos panetones, sobremesas e refrigerantes, já é, de forma geral, bastante prejudicial à saúde bucal, mas encontra nos aparelhos um facilitador de retenção de açúcar”, afirma o profissional. Portanto, a orientação do profissional é que, mesmo cansado depois das festas ou durante as férias de janeiro, manter na bolsa um kit com escova, pasta e fio dental é a melhor opção para não negligenciar o hábito.

De olho na alimentação

Nozes, castanhas e amêndoas são famosas nas festas de final de ano e vale aqui o lembrete para que os pacientes redobrem os cuidados com a alimentação, pois a falta de atenção durante o consumo desses alimentos pode comprometer ou quebrar os braquets, a peça que conecta o fio ortodôntico ao elemento dentário, prejudicando o tratamento e até mesmo machucando a boca.

Cuidado com as brincadeiras

“Descontrações na piscina ou atividades ao ar livre merecem precauções extras, já que um tombo, além de ferir a boca por causa do aparelho, também pode danificá-lo, prejudicando o tratamento”, lembra o cirurgião-dentista. Vale a pena ressaltar que abrir embalagens e garrafas usando os dentes é estritamente proibido em qualquer época do ano.

Não falte às manutenções

O retorno ao dentista é planejado com base no tratamento do paciente e, por esta razão, é importante o comparecimento nas datas estipuladas. As viagens de fim de ano, compras de presentes e as festas de Natal e reveillon tendem a alterar a rotina, fazendo com que a consulta agendada fique em segundo plano. “É importante manter esse compromisso para não prejudicar o tratamento”, ressalta Pelarigo.

Sobre a OrthoDontic

Fundada em 2002 após a união de Fernando e Ana Lúcia Massi, Cláudia Consalter e os irmãos Edmilson e Edilson Pelarigo, a OrthoDontic, pioneira em ortodontia no Brasil, é, hoje, a maior rede do segmento. Com mais de 190 unidades e um faturamento anual de R$ 141 milhões, a meta de expansão para 2018 é comercializar mais 45 unidades. Para mais informações: www.orthodonticbrasil.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo