CNH – Como são as aulas práticas e a prova do Detran para tirar a Carteira de Motorista

Saiba mais sobre as últimas (e mais importantes) etapas para ter a CNH em mãos

Se você pretende tirar a sua CNH, deve seguir uma série de etapas colocadas pelo Detran: elas vão desde exames médicos até aulas teóricas e práticas. Você pode conferir aqui o que precisa saber antes de iniciar o processo, e também como acontecem as aulas e exame teóricos.

Os últimos passos para conseguir a sua carteira de motorista são os práticos: aulas de simulador, aulas no carro e exame final. Explicamos abaixo as etapas finais:

Aulas Práticas

Depois de passar por todas as aulas teóricas do Curso de Formação de Condutores (CFC) e pela prova de múltipla escolha do Detran, você já pode começar as aulas práticas. Dentro do carro, são necessárias no mínimo 25 horas/aula, sendo cinco no período noturno. Dessas 25, no mínimo cinco horas serão feitas no simulador, o que significa que você terá pelo menos 20 horas/aula no veículo real (diurnas e noturnas).

Elas são oferecidas por uma autoescola, provavelmente a mesma que você escolheu para as etapas anteriores do processo. Para as aulas práticas, vale a pena considerar a experiência de outros alunos com os instrutores, porque serão eles que irão ensinar você a dirigir e prepará-lo para a prova prática. A presença nas aulas também será registrada pela biometria.

É importante se sentir seguro com a autoescola e tirar todas as dúvidas que vão ajudá-lo a dirigir livremente quando estiver finalmente com sua habilitação. Fuja das instituições que focam praticar unicamente o que será avaliado no teste do Detran: o ensino costuma ser limitado e deixar lacunas importantes para a rotina de motorista.

Exame Prático

Agora vem a etapa que a maioria das pessoas tem medo: a prova final para tirar a habilitação. O ideal é marcar o exame pela autoescola, que cobra mais caro, porém permite fazer o percurso final dentro do carro que você já está acostumado a dirigir, diminuindo as chances de erro.

Você fará a prova dentro do carro junto com o avaliador, que tem uma tabela para anotar os seus possíveis erros. O motorista é avaliado em várias habilidades no volante, desde lembrar de colocar o cinto de segurança até a temida baliza (confira a lista completa do que é exigido no exame no site do Detran de seu estado). Se for reprovado, deve esperar mais 15 dias para remarcar o exame e pagar novamente a taxa (que é a mesma pelo Detran, mas varia de autoescola para autoescola).

CNH em Mãos

No caso de aprovação, você deve pagar a taxa de emissão do seu documento e, depois do prazo determinado, retirá-lo na unidade do Detran ou na sua autoescola.

É importante lembrar que o documento que você terá em mãos ainda não é uma CNH definitiva, apesar de se parecer com ela: chama-se PPD, Permissão Para Dirigir. Você poderá dirigir normalmente com a PPD, a diferença é que não pode cometer nenhuma infração grave, gravíssima e não reincidir em infração média. Se nada disso acontecer, depois de um ano você poderá receber a CNH definitiva.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo