Maternidade do Rio promove atividades de conscientização sobre doação de sangue e alimentação saudável

Ações fizeram parte da programação da semana do Orgulho SUS, criado pelo Conselho Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.

Orgulho SUS: HMMAMH e CER – Foto: Divulgação

O Hospital Maternidade Maria Amélia Buarque de Holanda (HMMABH), pertencente à rede municipal de saúde no Rio de Janeiro, promoveu, entre os dias 20 e 24 de março, atividades de conscientização sobre doação de sangue, aleitamento materno e orientação febre amarela e chikungunya. As ações fizeram parte da Semana do Orgulho SUS, criado pelo Conselho Municipal de Saúde do Rio de Janeiro objetivando promover melhorias do sistema, com a participação e envolvimento de trabalhadores e usuários do SUS.

Voltadas para o público interno e externo do HMMABH, as atividades aconteceram nas dependências da unidade, voltadas tanto para pacientes quanto para colaboradores.

No ambulatório, pacientes e seus acompanhantes receberam orientações sobre quem pode doar sangue, os mitos e verdades acerca da doação e como procurar o Hemorio, para efetuar a doação.

Outra ação promovida pela direção e colaboradores da Maternidade, administrada pelo Instituto Gnosis, teve foco na importância de manter uma alimentação saudável. O refeitório da unidade, frequentado por colaboradores e acompanhantes de pacientes, ganhou, na semana, um cardápio especial, mais saudável. Em murais afixados do local, estão os valores nutricionais dos alimentos que serão consumidos e a porção indicada para ingestão. Panfletos foram colocados nas mesas de refeição alertando sobre os mitos e verdades sobre a alimentação.

Palestras

Também entre as atividades para a semana do Orgulho SUS, palestras sobre a febre amarela e a chikungunya foram realizadas pela Coordenação Regional de Emergência (CER), no centro do Rio, localizada ao lado do HMMABH e o Hospital Municipal Souza Aguiar. As conversas, comandadas por uma enfermeira da unidade, explicavam os sintomas, causas, tratamento e diferenças entre as duas doenças para os pacientes e acompanhantes que aguardavam atendimento.

“Notamos a necessidade de falar sobre o assunto pela falta de informação que víamos os pacientes chegando à CER. Dessa forma, orientamos sobre os perigos das doenças e alertamos sobre onde ir para receber a vacina e sobre quem pode ou não ser vacinado contra a febre amarela”, explica Ana Murai, diretora da CER e da Maternidade Maria Amélia Buarque de Holanda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo