Outubro Rosa: diagnóstico precoce traz 95% de chances de cura do câncer de mama

Outubro Rosa no Sistema Famasul – Foto: Divulgação

Outubro Rosa no Sistema Famasul – Foto: Divulgação

Se diagnosticado precocemente, a chance de cura do câncer de mama pode atingir 95%. A afirmação foi feita pelo médico oncologista, Cezar Augusto Vendas Galhardo, que ministrou uma palestra sobre a prevenção da doença, nesta quarta-feira (21), para as colaboradoras do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS.

A palestra do doutor Galhardo compõe o dia de prevenção promovido pelo Sistema Famasul, junto com o Hospital do Câncer Alfredo Abrão. Na federação, 55,8% do quadro de funcionários é composto por mulheres, o que corresponde a um total de 58 colaboradoras. Além disso, a instituição conta com quatro estagiárias e oito funcionárias terceirizadas, que poderão marcar exames preventivos como mamografia e Papanicolau no Hospital de Câncer Alfredo Abrão. Apesar de direcionada às mulheres, a palestra contou com a participação também do público masculino da empresa, que aproveitou para tirar dúvidas sobre o tema.

A diretora secretária do Sistema Famasul, Terezinha Candido, falou emocionada sobre o problema que é o que mais acomete mulheres no Brasil e destacou a garra perceptível de quem já passou pela doença, como a analista administrativa do Senar/MS – Serviço de Aprendizagem Rural, Vanda Lopes, de 43 anos, que descobriu a doença durante um exame de rotina e hoje recuperada é um exemplo de determinação para as mulheres do Sistema Famasul. “Devemos colocar a informação a serviço da preservação”, salientou Terezinha.

Com o nome ‘Deixe essa ideia bater mais forte no seu peito’, o dia de prevenção da Famasul e do Hospital de Câncer serviu para que muitos mitos sobre o tema fossem derrubados. Em total interação com o público, Galhardo destacou o que é mentira e o que é verdade quando o assunto é câncer de mama. “Usar sutiã diariamente não causa câncer e nem o uso de desodorante”, desmistificou Cezar, salientando que é verdade que a amamentação e engravidar antes dos 35 anos podem diminuir a incidência de câncer de mama.

“No Brasil, a cada hora são registrados seis novos casos”, salientou o médico que trouxe outros dados igualmente alarmantes sobre o tema . “No Mundo, são registrados um caso a cada 24 segundos e uma morte a cada 69 segundos”, destacou. O autoexame de mama deve ser feito mensalmente, já a partir dos 40 anos, e a mamografia deve ser realizada anualmente.

Entre as principais causas da doença, Galhardo cita alterações endócrinas e hormonais, primeira menstruação antes dos doze anos e menopausa depois dos 55 anos, primeira gestação após os 30 anos, entre outros fatores. “Tem a questão genética, em casos de familiares de primeiro grau”, destaca.

De acordo com as informações do Inca – Instituto Nacional de Câncer, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. O Outubro Rosa foi criado na década de 80, nos Estados Unidos, e tem como finalidade estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo