Após óbitos na área oncológica, Conselho de Farmácia propõe ações

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Após os casos de óbitos registrados recentemente no setor oncológico em duas cidades do Estado (Campo Grande e Corumbá), o CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul) vem trabalhando para procurar soluções práticas e políticas para o setor. Os casos ainda estão sob investigação da Polícia.

“A diretoria do CRF/MS está preocupada com a situação, por isso estamos buscando contribuir de algumas formas para garantir um serviço de qualidade para a sociedade. Queremos buscar qualificação para o setor e criar regras de segurança para a atuação do profissional”, ressalta o presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão.

Na última quinta-feira, 2 de julho, o CRF/MS realizou uma reunião com membros da SOBRAFO (Sociedade Brasileira de Farmácia Oncológica) e especialistas da área para discutir políticas para o setor. Além da promoção de cursos específicos para qualificar os profissionais, a ideia é elaborar uma normatização que estabelece critérios para a atuação profissional no setor oncológico e quimioterápico.

“Queremos ajudar na capacitação dos profissionais, mas também garantir que o farmacêutico esteja preparado para assumir a área oncológica de um hospital. Atualmente não é preciso ter especialização ou experiência no assunto. Mas vamos estabelecer normas para que o profissional tenha a instrução adequada para atuar na área”, ressalta o secretário geral do CRF/MS, Adam Macedo Adami.

Ainda na última quinta-feira, o CRF/MS realizou uma palestra sobre “Responsabilidades de Farmacêuticos e Enfermeiros na Quimioterapia Antineoplásica”. Nesta quarta-feira, 8, e quinta-feira, 9, também para farmacêuticos e enfermeiros, será realizado o “Seminário Avançado em Farmácia Oncológica”. O evento será realizado no auditório do CRF/MS e as inscrições são gratuitas, no entanto, o Conselho pede a colaboração com 1 kg de alimento não perecível. Toda a arrecadação será destinada a uma entidade beneficente da Capital. A inscrição pode ser efetuada pelo site: http://docs.google.com/a/crfms.org.br/forms/d/1_mk3echBCsQJmJhXIh8g6tG4yR8VQh33yUP4MTW9QNs/viewform?c=0&w=1

Programação:

8/07 – Quarta-feira

19h –  A segurança do paciente em tratamento quimioterápico

Palestrante: ​​Prof. Me. Hernani Cesar Barbosa Santos, Farmacêutico, Coordenador​ da pós-graduação em farmácia Hospitalar e pós-graduação Multidisciplinar ​em Oncologia da Unoeste, Coordenador do Serviço de Farmácia Hospitalar e Farmácia da Oncologia do Hospital Regional de Presidente Prudente – SP,

Local: Auditório do CRF/MS

20h30 – Rotinas de uma central de diluição de quimioterapia

Palestrante: Farm. Keylla de Carvalho Fontoura – Farmacêutica responsável técnica Empresa Pro-Onco

Local: Auditório do CRF/MS

Parceria: Distribuidora Pro-Onco e Hominis Farmacologia Humanizada – serviço de quimioterapia

Dia 09/07- Quinta-feira

18h30 – Atenção farmacêutica do paciente oncológico

Palestrante: Fábio Miotto – Farmacêutico HRMS e Clínica HOPE

Local: Auditório do CRF/MS

20h – Boas Práticas de Preparo de Terapias Antineoplásicas segundo a RDC ANVISA nº 220/2004

Palestrante: Farm. Ms. Patrícia Fiorin Cervelati – Fiscal da VISA Estadual (CVISA/SES)
Palestrante: Farm. Esp. Adam Macedo Adami – Fiscal da VISA Estadual (CVISA/SES)
Local: Auditório do CRF/MS

Parceria: CRF/MS x VISA Estadual

Fonte: Comunic.Ativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo