100 anos de Wilson Barbosa Martins

Forjado na vida, imortal na história

Ulysses Guimarães e Wilson Barbosa Martins – Foto: Roberto Higa

Esta semana o tema é amplo, vasto e que não tem nem terá fim Ladário e Corumbá tem muito a lembrar. Quando governador fez mais de 2500 km de asfalto, e justamente foi o que abriu efetivamente, a rodovia Miranda a Corumbá, aliás foi o primeiro governador eleito pelo voto popular em MS), foi senador da República, deputado federal e prefeito de Campo Grande, Wilson Barbosa Martins fez história, marcou a história e escreveu sobre ela. Wilson Barbosa Martins nasceu no dia 21 de junho de 1917 na fazenda São Pedro, região da Vacaria, que pertence u a Campo Grande e hoje faz parte de Rio Brilhante, município criado em 1948, anteriormente denominado Entre Rios e Caiuás, em homenagem aos índios que ali habitavam. Formou-se em direito na Faculdade do Largo de São Francisco em São Paulo e teve como colegas, pessoas de alto quilate como Ulysses Guimarães e José Fragelli,

Uma história que me emocionou quando fiquei sabendo, foi sobre o advogado Plínio Rocha. Certa vez o então menino Plínio passava na frente do Colégio Osvaldo Cruz, centro de Campo Grande e viu o aluno assistindo a aula no “janelão” e quando perguntou o motivo o garoto disse que passava dificuldades financeiras e que não podia pagar. Vendo naquela situação levou-o a secretaria e chamou o secretário da escola Augustinho Bacha e disse: Por favor, põe a mensalidade deste rapaz na minha conta, ele vai parar de estudar” e o menino Plínio se tornou advogado até chegar a Secretário de Estado. Mas pra quem gosta de curiosidade, Plínio Soares Rocha realizou um feito muito parecido quando era vereador, deu uma oportunidade a Rui de Oliveira Luiz, de faxineiro e entregador de correspondências e este com esforço próprio chegou a ser o Primeiro Delegado de Polícia de Campo Grande e com as bênçãos de Deus e esforço pelo estudo, chegou a ser Secretário de Segurança Pública do estado de Mato Groso do Sul na época do Governador Ramez Tebet. E depois no Governo Marcelo Miranda.

Wilson Barbosa Martins é ícone e motivo de orgulho em nosso Mato Grosso do Sul e fonte de ensinamentos. Em uma de suas memoráveis frases ele ensinava “É absolutamente vital saber distinguir o inimigo do adversário. Os dois são muito diferentes entre si. Enquanto o adversário contenta-se em derrotá-lo, o inimigo só encontra paz destruindo-o”. Comentando essa frase o Deputado Federal Carlos Marun, presente na comemoração dos 100 anos de vida, na Assembleia Legislativa/MS, complementou “E fez seus adversários respeitarem-no”. E essa essência de fazer política, voltada para o povo, mais pra quem precisa e menos pra si, é que ainda falta para uns tantos neste país. Vida longa à Wilson Barbosa Martins. Para seres humanos assim, todas as homenagens são poucas.

*Ativista Cultural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo