Mostra “Curta Saci” movimenta MIS na noite dessa quinta-feira

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A estória do menino travesso que pula em uma perna só, usa um gorro vermelho e está sempre aprontando alguma travessura tomou conta do Museu da Imagem e do Som na noite dessa quinta-feira (29). Um dos mais conhecidos personagens do folclore brasileiro – o Saci Pererê – foi tema da mostra “Curta Saci” que reuniu dezenas de pessoas no MIS.

Depois de passar por Corumbá e Três Lagoas, a mostra chegou a Capital e exibiu os curtas “Observadores de Saci” (Documentário, 2011), “Somos Todos Saci” (animação, 2013), “Juro que vi saci” (animação, 2004), “Sem Fim” (ficção, 2014) e “O Colecionador de Sacis” (drama, 2015), este último dirigido pelo jornalista Andriolli Costa, organizador da Mostra, que ressalta que o objetivo do evento é exibir a diversidade das narrativas inspiradas pela nossa cultura popular. “Produzi um curta metragem no primeiro semestre do ano passado durante uma oficina de cinema em Porto Alegre e quis que ele fizesse parte de uma mensagem maior. Procurei alguns produtores que aderiram a idéia e o resultado está sendo muito bem aceito pelo público”.

A mostra “Curta Saci” foi aberta pela coordenadora do Museu da Imagem e do Som, Marinete Pinheiro, que destacou a contribuição dos presentes ao debate realizado depois da exibição dos filmes. “ Todos os presentes deram algum tipo de depoimento sobre estórias de saci. A pesquisadora da UFMS, Marlei Sigrist, deu uma verdadeira aula sobre a origem da lenda e sua ação no imaginário infantil”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo