Hospital psiquiátrico em Campo Grande (MS) pode fechar por falta de recursos

Sede do Hospital Nosso Lar em Campo Grande (MS) – Foto: Divulgação

Sede do Hospital Nosso Lar em Campo Grande (MS) – Foto: Divulgação

O Hospital Psiquiátrico Nosso Lar, único que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso do Sul, localizado na capital Campo Grande, poderá fechar encerrar definitivamente as atividades em decorrência de uma grave crise financeira, que já começa a afetar o atendimento dos pacientes que se encontram internados na instituição.

Referência no atendimento a pacientes psiquiátricos e a dependentes químicos, dos 120 leitos existentes, apenas 25 encontram-se funcionando, tendo os 95 restantes sido desativados há cerca de três meses.

De acordo com informações de funcionários do hospital, que preferiram não se identificar, a crise financeira começou depois que o convênio entre o hospital e a Prefeitura Municipal de Campo Grande, no valor de R$ 50 mil mensais, foi encerrado. O repasse de verba foi suspenso pelo poder público municipal, fazendo com que o pagamento de fornecedores de medicamentos e equipamentos sofressem atrasos, e com isso, a suspenção da entrega dos materiais.

Como o contrato entre o hospital e a prefeitura não foi renovado, a direção do hospital está impossibilitada de receber novos pacientes do SUS, o seja, aqueles que não podem pagar pelo tratamento.

Funcionários e médicos do hospital também foram atingidos com a crise, tendo os salários desses profissionais sofrido constantes atrasos.

Dados do hospital revelam que cada paciente custa em média R$ 150,00 ao dia, considerando cinco refeições e medicamentos.

Atualmente, apenas os Governos Estadual e Federal contribuem com o Hospital Nosso Lar, mas os repasses não atendem todas as despesas da instituição de saúde.

Os médicos que trabalham no hospital receberam o último salário com atraso, mas somente após a direção ter conseguido um empréstimo em um banco da capital.

A equipe de reportagem do Campo Grande Notícias entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Campo Grande, mas foi informada de que eles não poderiam comentar o assunto neste momento.

Um Comentário sobre “Hospital psiquiátrico em Campo Grande (MS) pode fechar por falta de recursos”

  1. João Gilberto disse:

    O atual prefeito não está agindo com lealdade, não tem palavra, acho que é o pior prefeito que Campo Grande já teve, o cidadão é locutor de rádio, bom de papo apenas, mais nada, ele tenta levar tudo na conversa fiada dele e depois não cumpre o que promete, é Advogado para defender-se de suas trapassas, tranqueira esse cara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo