Vulcão entra em erupção na Indonésia e 20 mil pessoas são retiradas de casa

Um vulcão localizado no Monte Ruang, na Ilha de Tagulandang, ao Norte da Indonésia, entrou em erupção nesta quarta-feira (17), obrigando as autoridades a determinarem a evacuação de 20 mil pessoas.

Vulcão Monte Ruang entra em erupção na Indonésia, e obrigada as autoridades a removerem cerca de 20 mil pessoas – Crédito: Divulgação/Center for Volcanology and Geological Hazard Mitigation/AFP

Segundo informações das principais agências internacionais de notícias, um alerta de tsunami foi emitido, mas ele foi suspenso horas depois. A remota Ilha de Tagulandang possui cerca de 20 mil moradores, e todos estão sendo retirados da região em barcos particulares e da Guarda Costeira.

A Agência de Vulcanologia do país alertou a população para o risco de novas explosões e expulsão de fragmentos de rochas, além da saída de lava e fumaça negra e tóxica. O corpo do vulcão fica no mar.

Equipes de resgate já foram mobilizadas e enviadas para a ilha. Até o momento cerca de 11 mil foram retiradas da região mais afetada.

Com uma chuva torrencial de lava sendo expelida pelo vulcão, aliada e uma gigantesca nuvem de fumaça negra tomando conta do céu da Indonésia, as autoridades aumentaram o nível de alerta no país de 3 para 4, o mais alto na escala local.

Vulcão Monte Ruang, na Indonésia, expelindo lava e fumaça durante erupção – Crédito: Divulgação/Center for Volcanology and Geological Hazard Mitigation / AFP

Há informações, ainda não oficialmente confirmadas, de que alguns moradores na Ilha de Tagulandang estão se recusando a deixar suas casas. Não se sabe ainda se eles serão retirados a força.

A primeira erupção do vulcão aconteceu na noite de terça-feira (16), no horário local, e provocou uma coluna de fumaça e cinzas de aproximadamente 2 km. Depois, o vulcão expeliu materiais tóxicos a uma altura de 2,5 km.

A Indonésia possui cerca de 130 vulcões ativos e registra com frequência atividade sísmica e vulcânica, pois está situada na conhecida área denominada de ‘Círculo de Fogo do Pacífico’.

Com informações das Agências Deutsche Welle e France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo