Vulcão entra em erupção na Guatemala e expele cinzas e gás tóxico

O Vulcão de Fogo, localizado próximo a capital da Guatemala, entrou em forte erupção na tarde de domingo (09), expelindo cinzas e gás tóxico. Dezenas de pessoas foram retiradas de suas casas e o tráfego aéreo e terrestre foi suspenso na região, devido ao alto risco de acidentes.

Foto: Christian Hartmann/Cortesia

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, a princípio não existe risco para a população que reside em áreas próximas a cratera do vulcão, mas por precaução as pessoas foram retiradas de algumas casas que ficam localizadas muito próximas do local.

Os passeios turísticos na região também foram suspensos, devido ao risco de novas explosões e, sobretudo, devido ao perigo que a lava comece a sair da cratera.

O Observatório do Vulcão de Fogo informou que por enquanto as explosões são entre fracas a moderadas e ocorrem a uma taxa de 4 a 7 por horas. “Essas explosões geram colunas de gás tóxico e cinzas, com alturas entre 4.300 a 4.800 metros acima do nível do mar”, informou o Observatório.

Segundo informações do Instituto de Vulcanologia (Insivumeh), neste domingo o gás tóxico e as cinzas se deslocavam entre 12 a 15 km para o Leste e o Nordeste do Vulcão.

Tambpem foram relatados por testemunhas e cientistas, que o Vulcão de Fogo emitia ruídos fracos a moderados, os quais causaram vibrações nas casas das cidades e vilarejos próximos.

Ao lado do Vulcão de Fogo, com 3.763 metros de altura, ficam localizados outros dois vulcões, o Santiaguito (Oeste) e o Pacaya (Sul), que ainda não entraram em erupção.

As autoridades guatemaltecas disseram ainda que as cidades a Leste e a Nordeste do Vulcão, como San Miguel, Alotenango, Ciudad Vieja e Antigua Guatemala, foram atingidas pelas fumaça, cinzas e gás tóxico. Ainda não há informações sobre vítimas.

Por precaução, devido ao risco iminente que o vulcão libere lava, as aldeias, vilarejos e cidades próximas ao vulcão devem ser evacuadas. Já as autoridades locais solicitaram aos aeroportos e pilotos de aeronaves que “tomem precauções” na zona dos Vulcões Fuego e Santiaguito, em um raio de pelo menos 30 km, em altitudes inferiores e 5 mil metros (16.404 pés).

A Polícia da Guatemala deve garantir a segurança da população local, isolando as regiões e providenciando um cordão de isolamento ao redor dos vulcões Fuego, Santiaguito, Pacaya e Acatenangro.

 

Com informações das Agências France Presse e Associated Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo