Vulcão entra em erupção em La Palma, na Costa da África

Uma explosão do vulcão pode provocar um tsunami gigantesco

O Vulcão Cumbre Vieja, localizado na Ilha de La Palma, na Costa da África, entrou em erupção na manhã deste domingo (19), lançamento uma nuvem de fumaça e cinzas no céu da ilha. Ainda não há risco iminente, mas por precaução as autoridades pediram aos moradores que deixem as áreas próximas ao vulcão.

A Ilha de La Palma fica localizada no Arquipélago Ilhas Canárias, pertencente a Espanha. As autoridades espanholas decretaram estado de atenção e solicitaram aos morados de La Palma que mantenham a calma e que evitem transitar pela região, principalmente pelas rodovias.

Vulcão Cumbre Vieja em El Paso, na Ilha de La Palma, entrou em erupção neste domingo (19) e jorrou lava pelas encostas da montanha — Foto: Desiree Martin/AFP

Na quinta-feira (16), as autoridades espanholas já haviam emitido um alerta amarelo de risco de erupção do vulcão, o que chegou a provocar temor de formação de tsunamis.

Especialistas afirmam que caso haja a explosão do vulcão, um enorme tsunami poderá se formar no Oceano Atlântico, podendo o mesmo chegar a costa brasileira, atingindo a Região Nordeste. Os litorais do Ceará, Rio Grande do Norte e Maranhão podem ser atingidos.

Os mesmos especialistas, no entanto, avaliam que essa possibilidade é muito remota, mas que é necessário ficar atento, já que as condições climáticas estão mudando em todo o mundo.

Por precaução, as autoridades espanholas já começaram a retirar alguns moradores da Ilha de La Palma, como idosos e enfermos. Províncias como Cabeza de Vaca, em El Paso, já começaram a ser evacuadas.

Antes da erupção do vulcão, técnicos e cientistas do Instituto Geográfico Nacional da Espanha (ING) já haviam registrados terremotos de magnitude de 3,8 graus na Escala Richter. Tremores secundários também foram registrados.

O prefeito de El Paso, Sérgio Rodríguez, determinou a retirada de 300 pessoas que residem em uma área de risco. Todas foram colocadas provisoriamente em tendas em um campo de futebol.

Estradas foram fechadas e populações de aldeias vizinhos a montanha onde está o vulcão foram orientadas a irem para abrigos. Bombeiros e militares estão ajudando na remoção desses moradores.

Nas imagens de televisão da Espanha é possível ver lava escorrendo pelas encostas do morro. Uma densa fumaça preta e branca se desprende do vulcão e, junto com cinzas, são lançadas na atmosfera. Na crista vulcânica é possível ver fogo.

A Ilha de La Palma possui uma população de aproximadamente 85 mil habitantes, sendo essa uma das oito ilhas do Arquipélago das Ilhas Canárias, na Costa Oeste do Continente Africano, a cerca de 100 km de distância do Marrocos.

O presidente da Espanha, Pedro Sánchez, anunciou hoje que pretende viajar para La Palma para verificar a real situação e, assim, poder tomar as decisões necessárias para proteger as vidas dos cidadãos que residem na Ilha.

Por causa da erupção do vulcão, o presidente espanhol decidiu adiar a viagem que estava prevista para este domingo (19) a Nova York, nos Estados Unidos (EUA) onde iria participar da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).

Diante da situação gerada na ilha de La Palma, o presidente do Governo adiou a viagem prevista para hoje a Nova York para participar da Assembleia Geral da ONU e se deslocará nesta mesma tarde às Canárias para acompanhar a evolução dos acontecimentos”, diz o comunicado do serviço de imprensa do governo espanhol enviado à imprensa.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo