Visitantes da Expogrande 2016 aprendem técnicas de cultivo de orquídeas

Foto: Daniele Rocha

Foto: Daniele Rocha

“Achei a palestra esclarecedora. Estava curiosa e tinha vontade de aprender mais sobre o plantio de orquídeas”. A afirmação foi feita pela dona de casa, Maria de Fátima de Oliveira que aproveitou sua visita è Expogrande 2016 – Exposição Agropecuária e Industrial de Campo Grande, para participar da oficina sobre o tema, promovida pelo Senar/MS – Serviço de Aprendizagem Rural.

As oficinas aconteceram nos dias 09 e 10 deste mês, ministradas pelo orquidófilo e instrutor, Sérgio Ostetto, que afirma que o objetivo do curso do Senar/MS é aprimorar os conhecimentos corretos e adequados para cultivo de orquídeas de modo que possam ser comercializadas.

Na avaliação de Ostetto, a atividade é vantajosa e de pequenos riscos. “Não existe limite mínimo ou máximo para o investimento nesta atividade. O retorno depende do investimento. Com os conhecimentos corretos sobre o cultivo, o profissional terá bons resultados”, ressalta. Em Mato Grosso do Sul, encontram-se 238 espécies de orquídeas. A mais famosa é a Cattleya nobilior, considerada flor símbolo de Campo Grande e Sidrolândia.

Para Maria de Fátima, o objetivo agora é colocar em prática o que foi aprendido na Expogrande. “Deu para ter noções de plantio, tratamento e saber dos principais fungos que atacam a planta”.

Além desta oficina, mais quatro temas serão abordados no evento. Noções de casqueamento e manutenção de cascos de ovinos serão abordados nos dias 11 e 14, pelo instrutor Jorge Mannoel Mezzaroba.

No dia 12, a partir das 14h30, acontecerá a mesma oficina, porém voltada às tralhas de cabeça para equinos, ministrada pelo instrutor, João Soares Rodrigues, para tratar de técnicas básicas deste tipo de serviço rural. O público alvo são expositores e visitantes.

E, por último, no dia 15 de abril, a partir das 16h, o instrutor Gustavo Bijos, apresentará uma oficina sobre apicultura como alternativa para aumento de renda familiar do produtor rural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo