Vice-campeão mundial do tiro com arco visita Jogos Mundiais dos Povos Indígenas

Marcus Vinicius D’Almeida, atleta do Time Petrobras, conheceu de perto o equipamento usado pelos indígenas.

Marcus Vinicius D’Almeida, atleta do Time Petrobras, conheceu de perto o arco e flecha usado pelos indígenas – Foto: Agência Petrobras

Marcus Vinicius D’Almeida, atleta do Time Petrobras, conheceu de perto o arco e flecha usado pelos indígenas – Foto: Agência Petrobras

Maior revelação do tiro com arco brasileiro, Marcus Vinicius D’Almeida, de 17 anos, conheceu de perto a arte milenar do arco e flecha praticada pelos índios. O vice-campeão da Copa do Mundo de Tiro com Arco do ano passado conheceu o membro Timbira Pataxó, que mostrou seu arco ao atleta. Marcus Vinícius fez uns lançamentos na arena da competição e conversou com o indígena sobre o equipamento. O encontro, promovido pela Petrobras, ocorreu na tarde deste sábado (24/10) durante os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas em Palmas, no Tocantins.

O arqueiro nascido em Maricá (RJ) ficou encantado com a técnica apurada dos índios, que usam o arco e flecha também para a caça de pequenos animais que fazem parte da sua dieta. “É a segunda vez que tenho contato com o arco indígena, descobri que a ponta é de osso, eu não sabia. O arco deles é mais simples, é um outro estilo de tiro, mas eu me saí bem. Foi uma experiência super legal, eu curti. Quem sabe eu não tento mais vezes”, brincou o arqueiro, que compete usando um equipamento feito com fibra de carbono e metal na ponta da flecha, disse Marcus Vinicius, medalhista de bronze por equipes nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, disputados no mês de julho.

Considerado um fenômeno no esporte, Marcus Vinicius D’Almeida é conhecido em todo o mundo como o Neymar do Tiro com Arco. Além do vice na Copa do Mundo de 2014 e do bronze no Pan de Toronto, ele foi prata nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Nanquim, na China, ano passado. O jovem arqueiro também foi apontado como o segundo melhor do mundo pela Federação Internacional do esporte. O Time Petrobras é formado por um grupo de atletas de 15 modalidades com foco na busca por resultados.

Marcus Vinicius D’Almeida, atleta do Time Petrobras, conheceu de perto o arco e flecha usado pelos indígenas – Foto: Agência Petrobras

Marcus Vinicius D’Almeida, atleta do Time Petrobras, conheceu de perto o arco e flecha usado pelos indígenas – Foto: Agência Petrobras

Oca da Sabedoria

O espaço ‘Oca da Sabedoria’, patrocinado pela Petrobras, é uma das principais atrações da Vila dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. Ambientado de acordo com as tradições indígenas, oferece diversas atividades. O objetivo é acolher as representações indígenas promovendo uma arena de debates e interação entre as 24 etnias nacionais e povos de 22 países, que participam dos Jogos. Além da Petrobras, o evento conta com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Ministério do Esporte do Governo Federal.

A Oca da Sabedoria, com capacidade para 500 pessoas, conta com uma programação com diversas atividades tais como: debates, fóruns, workshops, palestras com personalidades, intelectuais e atletas. Além de apresentações artístico-culturais tais como: filmes, mostras, teatro, danças típicas e outras atividades que tratam da temática indígena e de suas transversalidades.

Para os Jogos, são esperados mais de dois mil atletas de diversas etnias, selecionados pelo Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC), organizador do evento. Os jogos disputados pelos participantes se dividem em jogos ocidentais, tradicionais demonstrativos e nativos de integração. Os critérios da seleção foram: a conservação dos costumes de cada etnia, o idioma, as crenças, os ritos, as pinturas corporais, a música e os esportes tradicionais dos povos. No caso das etnias brasileiras, também foi pré-requisito a participação em alguma edição dos Jogos Indígenas Nacionais, que acontecem desde 1996.

Serviço

Evento: Oca da Sabedoria

Data: 20 de outubro a 1º de novembro de 2015.

Local: Vila dos Jogos (entorno do Estádio Nilton Santos) Palmas (TO)

Programação completa: www.jogosmundiaisindigenas.com

Clique aqui para ver a programação do espaço Oca da Sabedoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo