Valorização Pantaneira: Semana resgata, costumes, crenças, gastronomia e tradição do povo pantaneiro

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Semana de Valorização da Cultura Pantaneira, aconteceu desde o domingo (06) e diversos pontos da cidade foi palco da festa que resgata os costumes, culinária, danças e tudo o que envolve a tradição do povo pantaneiro.

CAVALGADA E ABERTURA OFICIAL

Na manhã de domingo (06/11), cavaleiros e amazonas, se reuniram no retiro Oroytê, para a 1ª Cavalgada do Bem, dando início a Semana da Valorização da Cultura Pantaneira em Rio Verde.

Na abertura da Semana da Valorização da Cultura Pantaneira, a banda da Escola de Música Som do Pantanal, entoou o Hino Nacional Brasileiro e o Hino de Mato Grosso do Sul.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Assessora de Cultura, agora vereadora eleita, Lidiane Farias, deu as boas vindas a todos e agradeceu pela parceria. “Ressaltamos essa grande iniciativa, que tem tomado grandes proporções na valorização do nosso pantaneiro” disse ela.

O Prefeito Mário Alberto kruger, participou ativamente da cavalgada, carregando orgulhosamente o pavilhão municipal. ” Fico feliz em ver nossos jovens participando da cavalgada, mostrando que a preservação de nossa cultura tem futuro garantido” Concluiu ele.

A vice-prefeita, Dinalvinha, também agradeceu todos participantes da cavalgada. Claudia de Medeiros, Superintendente de Economia Criativa da SECTEI, representou o governo do estado. O Bispo Diocesano de Coxim, Dom Antonino, esteve presente e proferiu as bênçãos aos peões e animais, especialmente ao povo pantaneiro.

A SEMANA

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma extensa e diversificada programação de atividades e apresentações ocorreram em locais diferentes da cidade durante a semana, a Escola de Música Som do Pantanal, projeto da Assistência Social, sob o comando do Maestro Isac, apresentaram músicas, regionais que retratam o cotidiano do pantaneiro, nas escolas creches e nos comércios do município, parceiros da ACERV na valorização da cultura. Loja Queima Total, Loja Tô na Moda, Inviolável, Grafith, Evidência Modas, Pintando o 7, Rede Econômica e Ponto dos Colchões.

 O Ponto de Cultura CTP, também estiveram apresentando suas peças musicais regionais, nas escolas e comércios da cidade, sob a batuta do maestro Luis Estevan e sua esposa Ruth. O CTP, se apresentou No Banco do Brasil, Banco Bradesco, Supermercado Econômico, Selaria Pantanal, escolas e no Culto Pantaneiro.

CULTO PANTANEIRO

Adoração, louvores, pregação da Palavra, consagração a Deus e conversões a Jesus Cristo, elementos característicos do Culto Pantaneiro, que a Igreja Batista Céu Azul, realizou na terça-feira, (09/11), como parte da Programação da Semana da Valorização da Cultura Pantaneira.

Orientado por Deus, o Pastor Valdomiro, transformou o tradicional culto da Igreja Batista Céu Azul, num evento da cultura pantaneira. Com uma diferença primordial: a presença do Espírito Santo.

O Prefeito Mário Kruger, estava de viajem à Capital, mas conseguiu chegar antes de finalizar o culto Pantaneiro. “È uma satisfação, e muita alegria participar de um culto, em que valoriza, dignifica e abençoa o nosso pantaneiro” disse o Prefeito.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

FEIRA DO PRODUTOR

O Movimento Pantaneiro esteve presente na quarta-feira (09/11), na feira do produtor próximo ao Villa Cowtry, com pula-pula gratuito para as crianças, arroz carreteiro, pastel, salgados, música, dança, Artesanato, frutas, verduras, legumes, garapa e a população foi lá prestigiar. Enquanto as pessoas compravam verduras e produtos de ótima qualidade, o Grupo de dança da Katira, se apresentou a todos os presentes.

Várias duplas e músicos se revezaram com repertório regional, valorizando ainda mais nosso pantanal.

POEMAS E EXPOSIÇÃO PANTANEIRA

Como parte das comemorações da Semana da valorização da Cultura pantaneira, a Escola Estadual Thomaz Barbosa Rangel, apresentou a exposição “Coisas do Pantanal”. Além de expor pinturas, fotos e trabalhos confeccionados pelos alunos, as Professoras Rosimeire Santana, Neuseli Silva, Adrieli Barbosa e Jucilene Oliveira, fizeram questão de deixar a mostra vários itens que o pantaneiro usa na lida diária. O Diretor Adalberto Campaner, deu as boas vindas, agradecendo a parceria de todos na Valorização da Cultura Pantaneira.

Som do Pantanal, homenagem ao poeta Manoel de Barros

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

CABEÇA DE BOI ASSADA

No encerramento do quarto dia de programação da Semana de Valorização da Cultura Pantaneira, a Comunidade Kolping Frei Tomás realizou o tradicional jantar pantaneiro “Cabeça de Boi Assada”.

A peça é a grande estrela culinária na Semana da Valorização da Cultura Pantaneira, onde as crianças desde pequenos já aprendem, sobre essa culinária tradicional dos pantaneiros. O Presidente da Kolping, Edeval Lourenço de Castro, agradeceu todos os presentes e se disse satisfeito com mais esse evento, que tem a participação da comunidade.

Não parece, mas tem muita carne dentro da cabeça de boi e assim vai se mantendo a tradição, com a valorização da gastronomia pantaneira.  O Prefeito Mário Alberto Kruger, disse que sem dúvida alguma, a Cabeça de Boi Assada, é um prato típico pantaneiro e tem que ser preservado, e divulgado, assim como vários outros pratos culinários do nosso pantaneiro. “Quero agradecer a toda comunidade rio-verdense, que vieram prestigiar esse evento, agradecer os organizadores e a todos envolvidos na Semana da Valorização da Cultura Pantaneira” finalizou.  O evento foi animado com muita música tradicional pantaneira, deixando um rastro de saudade e muita água na boca, pois não sobrou nada na degustação da já tradicional Cabeça de Boi Assada na Semana da Valorização da Cultura Pantaneira.

Ônibus de Enfrentamento A Violência Contra As Mulheres

Ônibus de Enfrentamento A Violência Contra As Mulheres, do Governo Federal, também fez parte da Valorização da Cultura Pantaneira e durante a ação, na Praça das Américas, foram realizadas diversas palestras:

Palestra Violência Doméstica equipe do CREAS

Palestra Autonomia para as Mulheres – Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres

Palestra da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SIM

Palestra com o Sr. Eduardo Maia – SENAR – Sindicato Rural

Teste rápido das DST e Glicemia.

Nesta ação também foram disponibilizados cortes de cabelo, manicure, atividades para as crianças como pintura no rosto, pula-pula dentre outros.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

FIM DE TARDE PANTANEIRO

Na sexta-feira (11/11), a praça das Américas foi palco do Fim de tarde pantaneiro, na Semana de valorização da Cultura Pantaneira, retratando a vida da Comitiva.

No Pantanal, os períodos de chuva e de seca que definem a vida e ditam as regras ao homem pantaneiro. Na época das chuvas o Pantanal se inunda por completo, e o sertanejo é obrigado a afugentar seu gado para as partes mais altas da região numa tentativa de sobrevivência ao ciclo natural do bioma. O mesmo ocorre na seca, onde o pantaneiro é obrigado a conduzir seu gado pelo vasto campo, em busca de água e comida. Assim nascem as comitivas pantaneiras formadas por grupos de peões de boiadeiro e suas montarias, o comissário era o dono da comitiva.

FINAL DA SEMANA DE VALORIZAÇÃO DA CULTURA PANTANEIRA

A extensa programação variou entre cantos pantaneiros, experimentação da gastronomia pantaneira, exposição, palestras, finalizando com o evento do Governo do Estado, por meio da Fundesporte, que realizou, no domingo, (13), o dia de lazer e a programação incluiu atividades esportivas e de lazer fazendo parte da semana da valorização da cultura pantaneira.

A organização foi da Gerência de Lazer e Esporte de Participação da Fundesporte, com apoio da Prefeitura Municipal e da Assessoria de Cultura de Rio Verde. O evento faz parte do programa de Esporte e Lazer nas Cidades e tem como objetivos interiorizar as ações da Fundesporte, ampliar o acesso ao lazer e estimular o município a fazer atividades semelhantes, concluiu o professor Rodrigo Miranda.

Destaques para corrida de trilha, futebol, vôlei, tênis de mesa, rapel, slack line,ginástica aeróbica, gincana e um espaço kids com brinquedos infláveis.

O Prefeito de Rio Verde de Mato Grosso/MS, Mario Alberto Kruger (PT), um dos idealizadores do evento que está em seu terceiro ano consecutivo, prestigiou a festa desde o início, ficou satisfeito com o resultado do evento como um fomento à cultura e a economia socioeconômica do município.

“É esse tipo de evento que o município precisa, pois, além de fomentar o comercio e o turismo local, fortalece uma das maiores riquezas culturais do estado que é o Homem Pantaneiro e suas tradições além de estarmos resgatando valores estimulamos também a geração de renda” Disse o Prefeito Mario Kruger.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo