União Europeia e Egito firmam parceria estratégica em cúpula

Premiê da Itália, Giorgia Meloni, cumpriu agenda no Cairo

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, foi ao Cairo neste domingo (17) para uma reunião de cúpula entre a União Europeia e o Egito, incluindo uma série de acordos bilaterais no âmbito do Plano Mattei, um grande plano de investimentos em países africanos para promover o desenvolvimento econômico e social e combater as migrações irregulares.

Reunião de cúpula entre União Europeia e Egito

Líderes se reuniram no Egito (Foto: Ansa)

Também foram ao país a presidente do Poder Executivo da UE, Ursula von der Leyen; o primeiro-ministro belga, Alexander De Croo; o grego, Kyriakos Mitsotakis; o chanceler austríaco, Karl Nehammer; e o presidente cipriota, Nikos Christodoulidis.

Meloni se reuniu com o presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, por cerca de meia hora, e a cúpula começou em seguida.

“Esta é uma reunião histórica para as relações entre o Egito e a União Europeia: estou orgulhosa do papel desempenhado pela Itália na consecução deste objetivo. A parceria global e estratégica entre o Egito e a União Europeia insere-se no contexto atual em que nos encontramos enfrentando muitas crises que poderiam desestabilizar a região do Mediterrâneo a um nível inimaginável”, discursou Meloni.

Entre os “desafios comuns a enfrentar juntos”, Meloni mencionou “segurança alimentar e hídrica, segurança energética, desenvolvimento e migração”: “Esta iniciativa demonstra nossa disposição em fortalecer e incentivar um novo método estrutural de cooperação entre as duas margens do Mediterrâneo”.

“Estamos enfrentando uma situação internacional muito complexa.

A crise em Gaza está no topo de nossas preocupações. É necessário alcançar um cessar-fogo, garantir corredores humanitários e chegar à libertação dos reféns. A Itália apoia os esforços do Egito e de outros países e desde o início esteve na linha de frente para garantir ajuda humanitária”, garantiu.

O principal objetivo da reunião era elevar as relações entre o país e o bloco ao nível de parceria global e estratégica, com um total de alocação entre empréstimos e subsídios de 7,4 bilhões de euros até 2027.

“A UE está firmemente comprometida em fortalecer os aspectos da cooperação com o Egito em múltiplos setores da economia moderna, incluindo energia renovável e hidrogênio renovável, industrialização avançada, agricultura, segurança alimentar, conectividade e digitalização, segurança hídrica e gestão de águas”, disse a declaração conjunta.

“Estes setores atrairão até 5 bilhões de euros de investimentos europeus apoiados por garantias no âmbito do Fundo Europeu para o Desenvolvimento Sustentável e do Plano de Investimentos Econômicos”, prossegue o texto.

“A UE também apoiará os esforços em curso do Egito para melhorar seu ambiente comercial e de investimento, facilitando os fluxos comerciais e de investimento em conformidade com suas obrigações internacionais, especialmente aquelas relacionadas à União”, diz o acordo.

Os aportes miram apoiar as reformas econômicas e sociais do Egito, contribuir para mitigar o impacto das atuais crises em curso na África e no Oriente Médio e apoiar o país no fortalecimento das capacidades de controle das fronteiras terrestres e marítimas para enfrentar a emergência migratória.

O encontro culminará na assinatura de uma declaração conjunta que estabelecerá as bases para a parceria estratégica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo