Turismo e meio ambiente são atividades importantes das cidades do CONISUD

Fotos: Divulgação

O turismo é um importante transformador de economias e sociedades, promove inclusão social, gera oportunidades de emprego e renda em cada município. E quando aliado a questão o meio ambiente, torna-se um incentivo ainda maior para a visitação de patrimônios e áreas naturais, promovendo a importância da consciência ambiental e da preservação da natureza.

Exatamente aqui insere-se a atuação do CONISUD/Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo e da ACISE/Associação Comercial, Industrial e Serviços de Embu das Artes, entidades que procuram atuar pelo fortalecimento e modernização de complexos e setores estratégicos para a atividade econômica regional, destacando-se o ramo da indústria e comércio, construção civil, turismo e serviços.

E a primeira estratégia dessas associações foi difundir o turismo das cidades que representam – Embu-Guaçú, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Embu das Artes, Cotia, Vargem Grande Paulista e Taboão da Serra – para fora de seus municípios, iniciando com uma exposição fotográfica sobre sua cultura, arte, gastronomia, cachoeiras, parques e demais pontos turísticos pelas estações paulistanas do Metrô/Via Quatro e CPTM/Via Mobilidade, onde permaneceram por  alguns meses mostrando ao público em geral, o que há de melhor em cada localidade.

Fotos: Divulgação

Após esse enorme sucesso obtido nesses espaços, afirma Ivo Farias, Presidente da ACISE/Embu, a mostra cultural “Turismo Paulista & Meio Ambiente” volta-se agora para o público interno, percorrendo todos os 8 municípios, aberta à população e com a importante participação de estudantes das escolas municipais, que podem vislumbrar as riquezas naturais e os encantos de nossa região“, conclui.

Iniciando em março, a itinerância da exposição, já foram percorridas as cidades de São Lourenço da Serra, Cotia, Juquitiba, Itapecerica da Serra e Embu-Guaçú, com apoio das Prefeituras e Secretaria de Turismo e Cultura locais.

É importante ressaltar, adianta-nos Brígida Sacramento, Secretária Executiva do CONISUD, que ao fomentarmos ações como essa, estamos validando um número amplo de atividades de educação ambiental, além do crescente interesse pelo turismo de nossas cidades“, finaliza.

A mostra cultural “Turismo Paulista & Meio Ambiente”, sob a curadoria do jornalista Maurício Coutinho, composta de 20 painéis de 0,70 x 1m, repletos de fotos e informações sobre as cidades, segue – até o mês de julho próximo – percorrendo ainda os municípios de Embu das Artes, Taboão da Serra, Ibiuna, Vargem Grande Paulista e Juquitiba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo