Tumulto deixa ao menos 12 mortos em estádio em El Salvador

Um tumulto generalizado ocorrido no fim da tarde de sábado (20), por volta das 17h15min (horário de Brasília), em São Salvador, capital de El Salvador, deixou ao menos 12 mortos e dezenas de feridos. Ainda não há informações sobre as motivações para a briga.

Tumulto em estádio deixa ao menos 9 mortos em El Salvador neste sábado (20) – Foto: José Cabezas/Reuters

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o tumulto aconteceu no Estádio Cuscatlán, em São Salvador, quando torcedores rivais entraram em confronto dentro e fora do estádio. O incidente afetou cerca de 500 pessoas, tendo muitas delas ficado feridas em decorrência do tumulto. Algumas foram pisoteadas, esmagadas e foram asfixiadas.

Equipes da Polícia e de Paramédicos foram mobilizadas e enviadas para o local. Cerca de sete ambulâncias foram enviadas para o estádio, que foi fechado e cercado.

Em nota distribuída à imprensa, a Polícia Nacional Civil de El Salvador disse que o tumulto já foi controlado e que ao menos 25 pessoas foram presas, algumas delas portavam armas de fogo.

Segundo uma fonte da polícia, o tumulto teve início devido ao excesso de venda de bilhetes para assistir um jogo de futebol. Torcedores de dois times, o ‘Albos’ e do ‘Alianza’, entraram em confronto e demoliram o portão do setor de geral.

As pessoas que já estavam dentro do estádio foram agredidas e muitos tentaram deixar o local às pressas. O jogo foi suspenso por volta dos 16 minutos e não foi retomado.

O Diretor do Sistema Nacional de Proteção Civil, Luis Alonso Amaya, disse que muitas pessoas que estavam do lado de fora do estádio tentaram entrar à força e arrombaram o portão de entrada.

Foi uma avalanche de torcedores que arrombaram o portão, alguns ficaram embaixo das grades do túnel, outros conseguiram chegar às arquibancadas e depois ao campo e estavam sufocando”, disse Luis Alonso Amaya.

Ainda de acordo com Luis Alonso Amaya, o número de vítimas fatais e de feridos pode aumentar nas próximas horas. “Não sabemos quantos estão mortos, mas há vários feridos, tendo alguns sido espancados e sufocados“, acrescentou.

A Polícia Nacional Civil de El Salvador colocou viaturas ao redor do estádio e está agilizando e controlando a entrada e saída de ambulâncias.

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, disse que o governo vai abrir uma investigação para apurar os fatos ocorridos no Estádio Cuscatlán, sobretudo sobre a venda de ingressos acima do permitido.

Todos serão investigados: times, dirigentes, estádio, bilheteria, liga, federação, etc. Quem quer que sejam os culpados, eles não ficarão impunes“, disse Nayib Bukele através do Twitter.

A Federação Salvadorenha de Futebol disse em comunicado enviado à imprensa, que lamenta o ocorrido no Estádio de Cuscatlán, e que se solidariza com as famílias das vítimas (mortos e feridos). A partida foi cancelada imediatamente após o início do tumulto.

Com informações das Agências Associated Press e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo