Tufão atinge o Sul da China e deixa 7 mortos e 16 desaparecidos

Cidadão chineses tentam remover galhos de árvores que caíram sobre uma rua na Província de Guangdong, na China, após a passagem do Tufão Mujigae – Foto: Stringer/Reuters

Cidadão chineses tentam remover galhos de árvores que caíram sobre uma rua na Província de Guangdong, na China, após a passagem do Tufão Mujigae – Foto: Stringer/Reuters

Um forte temporal, seguido por um tufão, denominado de ‘Mujigae’, atingiu entre a noite deste domingo (04/10) e a madrugada desta segunda-feira (05/10) o litoral Sul da China, causando destruição e mortes em várias cidades e províncias.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, até o momento foram registradas sete mortes. Os dados divulgados pelas autoridades locais mostram que 16 pessoas estão desaparecidas e que outras 200 ficaram feridas, das quais 12 em estado grave.

A maioria das vítimas são da província de Cantão, uma das mais afetadas pelo temporal. Várias cidades estão sem água e luz, e tiveram o sistema de telefonia fixa e móvel suspenso.

O Serviço de Meteorologia da China informou agora a pouco que as chuvas foram torrenciais, e que elas diminuíram de intensidade na manhã desta segunda-feira. Os ventos atingiram os 180 km/h, e derrubaram placas de sinalização, semáforos e postes de iluminação pública.

Neste momento chega à redação do Campo Grande Notícias, a informação de que os 16 desaparecidos são todos pescadores, que estavam em alto-mar em dois barcos, quando foram atingidos por ondas gigantes. As embarcações naufragaram, fazendo com que os pescadores fossem lançados ao mar.

Outros 117 pescadores que também estavam em alto-mar, foram resgatados pela Guarda Costeira, e foram levadas para abrigos. As autoridades terminaram que todas as embarcações retornassem imediatamente aos portos e cais.

Há registro de que outras quatro pessoas teriam morrido na cidade de Foshan, no Distrito de Shunde, em decorrência de um tornado que atingiu suas residências. A informação, no entanto, não foi oficialmente confirmada pelas autoridades locais.

O Tufão Mujigae também atingiu a cidade de Zhanjiang, fazendo com que postes de iluminação pública, semáforos, placas de sinalização fossem derrubados. Casas, estabelecimentos comerciais e prédios públicos foram alagados, e a região encontra-se sem luz e água potável.

O sistema de transporte também foi afetado e, por precaução, as autoridades locais decidiram fechar alguns aeroportos, portos e estações rodoviárias e ferroviárias.

A tempestade veio na semana de férias, quando a China comemora o ‘Dia Nacional’, e quando há um grande número de pessoas viajando pelo país. Há registro de que 500 pessoas estão isoladas na Ilha de Fangji, sem comunicação e com pouca comida.

Equipes de resgate já foram enviadas para o local, mas elas estão tendo dificuldade para chegar a Ilha de Fangji, devido aos fortes ventos, que impede a aproximação de barcos e helicópteros.

Com informações das Agências Reuters, EFE e Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo