Tosse persistente? Pode ser um sinal de problemas no coração

Principais fatores de risco são: histórico familiar e doenças relacionadas. Saiba onde buscar ajuda.

A tosse pode ter diferentes causas. Geralmente, ela é uma reação do corpo humano para limpar as vias aéreas de muco, agentes irritantes ou alérgenos, como poeira, fumaça, mofo e poluentes.

Além de gripes e resfriados, ela também pode estar associada a asma, bronquite, rinite, pneumonia ou refluxo. Em boa parte dos casos, o sintoma isolado não é motivo de preocupação.

Foto: Divulgação

Entretanto, Gisele Abud, médica e diretora Técnica da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Zona Leste, explica que quando a tosse persiste por semanas ou meses é preciso investigar a causa.

Isolada, a tosse não apresenta riscos à saúde. Porém, quando acompanhada de dor no peito, chiado, falta de ar, cansaço, endema ou inchaço dos membros inferiores, há indícios de que o sintoma é decorrente de um problema cardíaco”, alerta a profissional.

Tosse cardíaca

Os principais fatores de risco para doenças cardíacas são diabetes, obesidade, sedentarismo, hipertensão, tabagismo, colesterol alto e histórico familiar.

Nesses casos, quando o coração já não está trabalhando bem, há chances do paciente desenvolver uma insuficência cardíaca, quadro em que o órgão fica dilatado e o bombeamento de sangue é reduzido.

Com contrações menores, o sague retorna aos pulmões gerando um acúmulo de líquido na região, resultando na congestão pulmonar e consequente estímulo da tosse na tentativa de eliminar o excesso da substância.

No Dia do Cardiologista (14/8), a médica destaca os principais problemas associados à tosse cardíaca que podem atingir quem é propenso ao desenvolvimento de problemas no coração.

Além da insuficiência, a tosse cardíaca também pode surgir em quadros de doença valvar, lesões da valva, doenças obstrutivas do coração, cardiomiopatias e cardiopatias congênitas”, completa Gisele.

O que fazer em casos de urgências cardíacas

Gerenciada pela Pró-Saúde, a UPA 24h Zona Leste alerta: sempre que sentir qualquer um dos sintomas abaixo, procure a Unidade de Pronto Atendimento 24h mais próxima.

  • Dificuldade repentina de falar;
  • Dores forte no peito;
  • Dor ou desconforto que se irradia para as costas, rosto e braço esquerdo.
  • Falta de ar intensa;
  • Perda súbita de força;
  • Tontura ou desequilíbrio súbitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo