Toque de Midas

Foto: Divulgação

Certamente ouviram falar na expressão toque de Midas? Essa expressão é usada para se referir a uma pessoa capaz de multiplicar investimentos ou fazer prosperar. Mas de onde veio esse termo? A história do rei Midas é um mito sobre a tragédia da avareza e narra o que acontece quando a verdadeira felicidade não é reconhecida. Midas foi um homem que desejou que tudo que ele tocasse virasse ouro. Entretanto, ele não pensou que esse desejo não era exatamente uma bênção Midas era um rei dono de uma grande fortuna, que controlava o país de Frígia, na Ásia Menor.  Mesmo sendo rico, Midas pensava que a verdadeira felicidade era fornecida pelo ouro.  O dinheiro era sua obsessão. Um dia, Dionísio, o deus do vinho e das comemorações, passou pelo reino de Midas. Um dos seus acompanhantes, um sátiro chamado Sileno, atrasou-se durante o percurso. Sileno ficou cansado e decidiu tirar uma soneca no famoso jardim de rosas que rodeava o castelo do rei Midas. O rei o encontrou, reconhecendo-o imediatamente e convidando-o para passar alguns dias em seu palácio. Depois disso, levou-o para Dionísio. O deus da celebração, muito grato a Midas por sua gentileza, prometeu realizar qualquer desejo seu. Midas pensou por um momento e disse: “eu desejo que tudo que eu tocar se torne ouro!”

Inclusive depois de 2 700 anos, arqueólogos ingleses conseguiram reconstruir o rosto do Rei Midas, que governou de 738 a 696 a.C., e foi um excelente Rei depois que aprendeu que nem tudo que reluz é ouro. Conto esta história para ilustrar a dificuldade de temos em nossa capital para o ajuste e encontro de vagas na educação infantil. A proposta inicial do projeto de implementação das 2 (duas) escolas piloto de tempo integral, com oferta de pré-escola e anos iniciais do ensino fundamental, foi elaborada no ano de 2008 quando tinha como Prefeito Municipal de Campo Grande Nelson Trad Filho. Atualmente, por volta de 107 mil alunos estão matriculados em 204 escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande. Desses, 28,4 mil estão em Emeis. Na faixa etária de 0 a 3 anos, são pelo menos 11.260 crianças atendidas.

Hoje sob a batuta da indefectível Alelis Izabel de Oliveira Gomes, que foi  presidente do Conselho Municipal de Educação, temos certeza de que não faltarão empenho na solução desta lide e aproveito este artigo para que os pais atualizem seus cadastro e fiquem atentos aos contatos da Secretaria de Educação, pois conforme me confidenciou a intemerata e incansável Adriana Cedrão, as instituições de ensino seguem um protocolo de pelo menos três contatos com as famílias para a efetivação das matrículas. Quando os pais ou responsáveis não comparecem às escolas, a vaga é perdida e volta a ficar disponível.  Em janeiro, por exemplo foi um “Deus nos acuda” Das 6 mil vagas ofertadas para o ano letivo de 2022, 3.424 não haviam sido efetivadas até a primeira quinzena. Ou seja, esta questão só poderá ser minimizada com a participação de todos. Este mês, estão sendo convocados os candidatos aprovados no processo seletivo simplificado para seleção e contratação de assistente de educação infantil e auxiliar de manutenção. Outra preocupação além da busca de vagas, é serem otimizados os componentes curriculares, além de um programa de recuperação paralela para crianças com dificuldade de leitura, escrita e matemática.  O que precisamos é um toque de midas no sentido de trazer a participação de todos em prol deste ideal de ajustar as vagas das nossas crianças, para um futuro próximo e em breve, o nosso esteio infantil possam estar recebendo suas medalhas de ouro, em todas as ações e participações que a vida oferecer.

 

*Articulista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo