Tonka e Loyalty à frente na Classe C30 após mais três regatas em Ilhabela

Ambos obtiveram uma vitória nesta quarta-feira e somam 12 pontos perdidos; EMS Kaikias também venceu uma prova, acirrando ainda mais a disputa na C30

Largada da Classe C30 (Caio Souza / On Board Sports)

Ilhabela (SP) – A Classe C30 aproveitou ao máximo o vento leste desta quarta-feira ao norte de Ilhabela para correr mais três regatas pela 50ª Semana de Vela, com uma vitória para cada barco: Loyalty, Tonka e Kaikias EMS. Tonka e Loyalty somam 12 pontos perdidos, com vantagem de três vitórias para o Tonka contra uma do Loyalty. O Zeus, de Florianópolis, passa a ser o terceiro colocado, logo a seguir, com 13 pontos.

Nas três regatas os barcos chegaram a andar em fila indiana, sempre muito próximos uns dos outros. Detalhes nas manobras ou na tática definiram o posicionamento das embarcações na linha de chegada. Em dia de verão em pleno inverno (28ºC), as rajadas ficaram pouco acima dos 10 nós. As regatas desta quinta-feira devem mudar de local, passando para o centro do Canal de São Sebastião devido a entrada do vento sul, mais forte, conforme previsão do site muitobonsventos.com.

O catarinense Inácio Vandresen, comandante do Zeus, está empolgado com a disputa em Ilhabela. “Estamos nos divertindo com dias magníficos, exceto a merreca de domingo, quando o vento acabou no meio da regata. As condições foram muito boas terça e quarta-feira. O campeonato está aberto e parece que não tem favorito. Esse equilíbrio é muito importante para a classe”, considerou Vandresen que também é o presidente da Classe C30.

O Zeus foi o barco mais regular nesta quarta-feira, com três segundos lugares entre as oito equipes. “Hoje acertamos as três largadas, principalmente a segunda em que largamos cravados, mas com previsão para 12 regatas, tudo pode acontecer. O mais importante, é que a classe deu um grande salto devido à renovação”.

Tonka, Kairós e Caiçara KAT Technologies na boia (Caio Souza / On Board Sports)

“Na primeira etapa do Brasileiro, em Florianópolis, foram apenas três barcos e agora, seis meses depois, temos oito. O barco é viável, competitivo e veloz. Esse é o motivo do sucesso da Classe C30”, enaltece Vandresen enquanto aproveita a tradicional canoa de cerveja pós-regatas na varanda do Yacht Club Ilhabela (YCI).

Classificação da C30 após 6 regatas (1 descarte)

1 – Tonka – Demian Pons – YC Ilhabela: (6)+1+1+4+1+5 = 12 pontos perdidos

2 – Loyalty – Alexandre Leal – VDS / ICRJ: 2+3+2+1+4+(8) = 12 pp

3 – Zeus Team – Inácio Vandresen – ICSC: 3+(5)+4+2+2+2 = 13 pp

4 – Katana Portobello – C. Gomes Neto – ICSC: 4+2+3+(8)+3+3 = 15 pp

5 – Kaikias EMS – Hilsdorf e Aurichio – GV Ilhabela: 5+4+(6)+3+6+1 = 19 pp

6 – Kairós – Alessandro Penido – GV Ilhabela: 1+(8)+5+7+7+7 = 27 pp

7 – Caiçara KAT Technologies – Marcos Cesar – Pindá: (7)+7+7+5+5+6 = 30 pp

8 – Bravo – Jorge Berdasco – IC Santos: (9)+6+8+6+8+4 = 32 pp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo