Vandalismo em Brasília: Democracia colocada a prova

Fotos: Divulgação

Bolsonaristas antidemocráticos invadiram neste domingo (08) três prédios públicos em Brasília, no Distrito Federal (DF). São eles: o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF), colocando em risco a frágil democracia brasileira e, sobretudo, provocando um caos institucional.

As sedes do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do STF foram depredadas e os danos são consideráveis. As polícias Civil e Militar do Distrito Federal simplesmente não atuaram de forma enérgica para impedir os ataques e, em alguns casos, policiais militares foram vistos fazendo fotos e se interagindo com os bolsonaristas que estavam na Praça dos Três Poderes, momentos antes das invasões.

Na realidade, as invasões foram estimuladas a tempos pelo ex-presidente brasileiro, que hoje encontra-se refugiado nos Estados Unidos (EUA). Ele por várias vezes teria dito que era para seus seguidores irem até o STF para pressionar os ministros.

Fotos: Divulgação

As invasões de hoje ocorrem em um momento em que o Brasil ainda está aprendendo a conviver com a Democracia, após anos de luta, de repressão e de censura devido ao Golpe Militar de 1964. A Ditadura Militar durou cerca de 21 anos, de 1964 a 1985, e trouxe em seu bojo o desprezo a liberdade de expressão e de imprensa, e aos direitos humanos.

O ocorrido neste domingo (08) trata-se de uma grave crise e as autoridades públicas precisam tomar medidas sérias para conter novos atos antidemocráticos e fascistas.

Fotos: Divulgação

Com informações das Agências Brasil e Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo