Terremoto de 7,6 graus atinge o Japão e autoridades emitem alerta de tsunami

Terremoto de 7,6 graus atinge o Oeste do Japão e provoca danos e mortos. Dezenas de pessoas deixaram prédios e residências e permanecem nas ruas, que sofreram rachaduras sérias – Foto: Kyodo/ Reuters

Um forte terremoto, de magnitude de 7,6 graus, atingiu entre a noite de domingo (31) e a madrugada desta segunda-feira (1º), o Oeste do Japão, causando sérios danos a infraestrutura das cidades, e deixando os moradores assustados.

O Governo do Japão emitiu um alerta de tsunami e determinou a evacuação de cidades litorâneas. Equipes de emergências, formadas por bombeiros, paramédicos, policiais e militares foram mobilizadas e enviadas para as regiões mais afetadas pelos abalos sísmicos.

Segundo as autoridades japonesas, as ondas podem chegar até os 5 metros de altura, principalmente na Costa Oeste do país. Coreia do Sul, Coreia do Norte e Rússia também estão em estado de alerta.

Uma casa na cidade de Wajima, no Oeste do Japão, foi parcialmente destruída após o terremoto deste 1º de janeiro de 2024. — Foto: Yusuke Fukuhara /AFP

O terremoto de hoje reacendeu a polêmica com relação a tragédia nuclear de Fukushima, porém as autoridades japonesas descartaram a possibilidade de risco de vazamento radioativo.

O Serviço Meteorológico do Japão informou que os tremores de terra aconteceram por volta das 16h15min (horário local) e as 04h10min (horário de Brasília), a uma profundidade de 10 km, e com epicentro localizado a 42 km de distância da cidade de Anamizu, na Prefeitura de Ishikawa.

As equipes de resgate constataram a morte de duas pessoas na cidade de Nanao, tendo ambas morrido após sofrerem paradas cardiorrespiratórias. Até o momento as equipes resgataram 22 pessoas com vida, com ferimentos que variam de leve a grave, tendo todas sido socorridas e levadas para hospitais da região.

Essas vítimas foram encontradas e socorridas nas regiões de Niigata, Toyama e Fukui.

Ruas e avenidas foram seriamente danificadas após o terremoto no Japão. Em algumas, além das rachaduras, abriram-se crateras – Fotos: WhatsApp/Cortesia

Um homem, ainda não identificado, morreu após ser soterrado por um prédio que desabou sobre ele. O corpo já foi resgatado e levado para o necrotério de um hospital próximo.

A TV pública japonesa NHK informou que ondas de até 1,20 metro atingiram a cidade de Wajima, a poucos quilômetros de distância do epicentro do terremoto, mas que por enquanto não há registro de vítimas e/ou danos.

As autoridades japonesas pediriam aos moradores de Wajima que deixem imediatamente suas residências, e que busquem abrigos em casas de parentes e amigos, ou em escolas e prédios públicos.

O Corpo de Bombeiros do Japão informou que 30 prédios desabaram em Wajima, e que existem pessoas sob os escombros. A prioridade é a de tentar resgatar todas as vítimas com vida.

Militares japoneses devem chegar a cidade de Wajima nas próximas horas, onde dezenas de casas foram destruídas. Eles devem participar das operações de resgate das vítimas que ainda se encontram sob os escombros.

Estradas e rodovias foram seriamente danificadas, prejudicando a passagem de caminhões e ambulâncias e, principalmente, dificultando os trabalhos de busca e salvamento. – Foto: WhatsApp/Cortesia

Com informações das Agências France Presse, Reuters e NHK

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo