Terremoto de 6,7 graus atinge as Filipinas e não deixa vítimas

Um forte terremoto de magnitude de 6,7 graus atingiu na manhã desta sexta-feira (17) o Sul das Filipinas. Prédios e estabelecimentos comerciais foram evacuados e fechados.

De acordo com informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS – sigla em inglês), o epicentro do tremor ocorreu na costa da Região de Mindanao e, aparentemente, não causou vítimas. Por precaução, o aeroporto foi evacuado e fechada e todos os pousos e decolagens foram suspensos.

Ilha de Mindanao, nas Filipinas, onde ocorreu um terremoto nesta sexta-feira (17) – Foto: Divulgação

Os pilotos dos aviões que se preparavam para pousar no aeroporto foram orientados a se dirigirem para outros aeroportos.

Testemunhas disseram que o tremor abalou edifícios residenciais, prédios públicos e shopping centers. Não houve desabamento.

Segundo dados do USGS, o abalo sísmico ocorreu a 30 km de distância de Sarangani, em Davao Ocidental. Já o Instituto de Vulcanologia Sismológica das Filipinas, informou o ápice do tremor foi de 7,2 graus na escala sísmica.

Há relatos, ainda não oficialmente confirmados, de que parte do teto de um shopping desabou sobre as pessoas que estavam no interior do prédio. Apesar do susto, ninguém ficou ferido gravemente.

As autoridades locais pediram aos moradores para que permaneçam nas ruas, porque podem ocorrer tremores secundários.

O Centro Alemão de Pesquisa em Geociências informou que o tremor de terra começou a uma profundidade de 10 km no fundo do mar, e que os abalos superficiais têm maios probabilidade de provocar danos na superfície.

A ocorrência de tsunamis foi descartada pelas autoridades locais e pelo Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, com sede nos Estados Unidos (EUA).

A Ilha de Mindanao é a segunda maior ilha das Filipinas e possui cerca de 26 milhões de pessoas. O país é vulnerável a ocorrências de tremores de terra, porque está situado no ‘Anel de Fogo do Pacífico’, uma área onde ocorrem abalos quase que diariamente.

Atualmente existem cerca de 300 vulcões no país, sendo que destes, 24 continuam ativos.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo