Terremoto de 6,6 graus na Escala Richter atinge o Sudoeste da China

Imagem divulgada por cidadão chinês mostra destroços em Hailuogou, no Sudoeste da China, após o terremoto de 6,6 de magnitude que atingiu o país nesta segunda-feira (05). — Foto: STR / AFP

Um forte terremoto de magnitude de 6,6 graus na Escala Richter atingiu nesta segunda-feira (05) o Sudoeste da China, causando a morte de pelo menos 30 pessoas e deixando centenas de desabrigados.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, equipes de resgate formadas por policiais, bombeiros e militares do Exército, foram mobilizadas e enviadas para as regiões mais atingidas. O epicentro foi localizado em uma região montanhosa de difícil acesso.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS – sigla em inglês) informou que o abalo sísmico aconteceu por volta das 01h52min (horário de Brasília), tendo o epicentro sido localizado na cidade de Luding, a uma profundidade de 16 km.

Cerca de 45 minutos depois do terremoto, um segundo tremor de terra de magnitude de 4,2 graus atingiu a cidade de Yaan, próximo a Luding.

Ainda não há informações sobre danos, mas cidadãos chineses divulgaram imagens que mostram casas danificadas, estradas com crateras e postes e árvores caídas sobre o asfalto e muros.

Há relatos, ainda não confirmados, que as linhas de telefonia foram afetadas em algumas regiões da China. O tremor também foi sentido na capital regional Chengdu, que possui cercam de 21 milhões de habitantes.

Neste momento chega a redação do Campo Grande Notícias, a informação de que mais de 500 bombeiros e funcionários das equipes de emergência trabalham no socorro às vítimas na província de Sichuan, uma das mais afetadas pelo terremoto, onde se encontram várias e montanhas, aonde estão reservas de proteção dos ursos pandas.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo