Terremoto atinge o Afeganistão e provoca danos e vítimas

Um forte terremoto de magnitude de 6,3 graus atingiu na madrugada de domingo (15) a cidade de Herat, no Noroeste do Afeganistão, deixando ao menos 12 mortos e 35 feridos. No início deste mês, outro forte tremor de terra atingiu o país, e causou a morte de cerca de mil pessoas.

Um forte terremoto atingiu na madrugada deste domingo (15), o Noroeste do Afeganistão, causando danos e deixando dezenas de mortos e feridos – Foto: Mohsen Karimi/AFP

De acordo com informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS – sigla em inglês), o sismo ocorreu por volta das 03h36min (horário local), a 33 km de distância da cidade de Herat, na Província Ocidental de mesmo nome. Na sequência, houve outros dois tremores secundários de menos intensidade, que não causou vítimas ou danos.

O diretor do hospital de Herat, Abdul Qadeem Mohammadi, disse em entrevista que até o momento 93 feridos deram entrada no ambulatório, mas que novas vítimas devem procurar o centro médico nas próximas horas.

O Talibã, que governa o país desde que as tropas norte-americanas deixaram a região, informaram que o terremoto de 7 de outubro deixou mil mortos, porém a Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou em 1.400 o número de vítimas fatais.

A Organização das Nações Unidas (ONU) informou que os terremotos no Afeganistão afetaram cerca de 20 mil afegãos, e que a maioria continua fora das residências por medo de desabamento.

O Afeganistão sofre uma grave crise humanitária, desde a retirada das tropas norte-americanas do país e, sobretudo, com a retirada da ajuda humanitária estrangeira, após a volta dos talibãs ao poder em 2021.

Com informações das Agências France Presse e Deutsche Welle

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo