Temporais atingem o Paquistão e o Afeganistão e provocam enchentes nos dois países

Temporais e enchentes atingem o Paquistão – Foto: Twitter/ Reprodução

Chuvas torrenciais atingiram neste sábado (27) o Norte do Paquistão e deixaram um rastro de destruição em várias províncias, além de enchentes e inundações. Os números de vítimas e de desabrigados ainda não foram divulgados pelas autoridades locais.

Milhares de pessoas foram obrigadas a deixarem suas casas em cidades localizadas no Norte do país. Vários rios transbordaram, e inundaram estradas, residências, estabelecimentos comerciais e prédios públicos.

Uma ponte foi totalmente destruída, mas por sorte não havia ninguém no local. As águas do rio subiram rapidamente e as enchentes estão devastando várias regiões.

Na província de Khyber Pakhtunkhwa, no Norte do país, o Rio Kabul transbordou e derrubou uma importante ponte, impedindo o acesso às estradas de alguns distritos.

Cerca de 180 mil pessoas deixaram suas casas às pressas no Distrito de Charsadda, na zona rural, com medo das enchentes. Algumas delas passaram a noite nas estradas, ao lado de seus gados.

Temporais e enchentes atingem o Paquistão – Foto: Twitter/ Reprodução

Segundo as autoridades paquistanesas, as chuvas históricas de monção e enchentes afetaram cerca de 30 milhões de pessoas nas últimas semanas.

O ministro de Mudanças Climáticas do país disse que a situação atual do país é de “desastre humanitário de proporções épicas induzido pelo clima”.

Equipes dos bombeiros e militares do Exército estão se juntando as autoridades nacionais e regionais do país para atender e socorrer a população. A situação é mais difícil na Província de Balochistan, no Sul do país, que foi muito castigada pelas chuvas torrenciais.

O povo do Paquistão é nossa prioridade e não pouparemos esforços para ajudá-los neste momento difícil“, disse o porta-voz do Exército, general Qamar Javed Bajwa.

Líderes do Paquistão estão solicitando à Comunidade Internacional ajuda para resgatar vítimas que ainda possam estar ‘ilhadas’ em algumas regiões do país atingindo pelas enchentes.

As autoridades paquistanesas pretendem lançar nos próximos dias um fundo para receber recursos de outros países.

A Turquia enviou para o Paquistão uma equipe para auxiliar nas operações de busca e salvamento de possíveis vítimas.

Temporais e enchentes atingem o Paquistão – Foto: Twitter/ Reprodução

O primeiro-ministro do Paquistão Shehbaz Sharif, disse que “a magnitude da calamidade é maior do que o estimado”. Ele visitou hoje (27) as áreas mais atingidas pelas enchentes.

Além do Paquistão, as chuvas torrenciais também têm atingindo o Afeganistão, mas a situação no país é difícil de saber devido as restrições impostas pelo Talibã para o trabalho da imprensa.

As autoridades afegãs informaram apenas que foram registradas enchentes em províncias localizadas no Centro e Leste do país. Elas também solicitaram a Comunidade Internacional ajuda financeira para ajudar no resgate das vítimas.

Informações extraoficiais revelam que no Afeganistão foram registradas 192 mortes em decorrência das fortes chuvas e, consequentemente, por causa das enchentes.

 

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo