Tecnologias empregadas pela Fundação MS são apresentadas a acadêmicos da UFGD

Visita a UFGD – Foto: Fundação MS/Divulgação

Visita a UFGD – Foto: Fundação MS/Divulgação

Cerca de 40 acadêmicos da UFGD – Universidade Federal da Grande Dourados – visitaram, na última semana, a sede da Fundação MS, em Maracaju, com o objetivo de conhecerem os trabalhos desenvolvidos pela instituição e trocar conhecimentos e experiências sobre o funcionamento da agricultura e pecuária em Mato Grosso do Sul. Os visitantes são do curso de Ecologia e Conservação da Biodiversidade.

Durante a visita, os acadêmicos tiveram acesso a 10 diferentes biotecnologias de milho, além de quatro formas de cultivo de milho consorciado. Também foi exibido como é feito o manejo biológico de pragas na lavoura de milho em comparação com o manejo químico.

De acordo com o pesquisador da Fundação MS, José Fernando Jurca Grigolli, a interação entre a instituição e estudantes da área é de extrema relevância, pois ajudam a contribuir para o desenvolvimento do setor. “Isso estimula os alunos a aprenderem e conhecerem sobre as soluções agrícolas e como as pesquisas chegam ao campo”, ressalta.

Pioneira nas pesquisas com sistemas integrados lavoura-pecuária e lavoura-pecuária-floresta, a instituição também trabalha na busca por alternativas para a rotação de culturas e cobertura do solo no outono-inverno. Ao longo dos anos, a Fundação MS vem se dedicando no trabalho de adaptação de híbridos de milho em consorciação com diferentes culturas, buscando materiais mais produtivos e possibilitando a consolidação da integração como forma de conservação do solo e de aumento da produtividade do sistema soja-milho safrinha.

“Como parte do trabalho desenvolvido pela Fundação MS, nosso time de pesquisadores busca levar conhecimento aos estudantes, técnicos e produtores rurais por meio de visitas agendadas e, ainda, através dos Dias de Campo e Apresentações de Resultados de Pesquisa”, enfatiza o diretor executivo da instituição, Alex Melotto.

Fonte: Sato Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo