Tecnofam leva tecnologias para agricultores familiares

Tiago Toledo Ferreira – Foto: Debora Bastos

Mais de mil pessoas inscreveram-se na manhã de terça-feira, 13 de setembro, para participar das atividades da Tecnofam 2022 (Tecnologias e Conhecimentos para a Agricultura Familiar). O evento pretende transferir tecnologias e conhecimentos para os agricultores familiares de Mato Grosso do Sul. Nesse ano, a Tecnofam chega a sua 4ª edição e acontece no Parque de Exposições de Dourados.

A cerimônia de abertura do evento aconteceu às 8h30 e reuniu cerca de 500 pessoas. Além de autoridades e representantes de instituições públicas e privadas, a solenidade contou com a presença de pesquisadores, professores, agricultores e estudantes.

O Diretor Executivo de Negócios da Embrapa, Tiago Toledo Ferreira, representando o Presidente da Embrapa, salientou que a missão da Embrapa é gerar soluções. Ele exemplificou esclarecendo que “a missão se completa quando a tecnologia chega ao campo, é adotada, gera desenvolvimento e produz alimentos de melhor qualidade, em benefício tanto da população rural, quanto da população urbana, que tem acesso a alimentos bons e mais baratos”.

Ele enfatizou ainda a relevância do setor agropecuário nacional, que é o grande motor do desenvolvimento do Brasil e destacou a importância dos agricultores, “afinal, a missão do país como o grande produtor de alimentos mundial é um compromisso muito nobre e de ampla responsabilidade”.

O presidente do Sindicato Rural de Dourados, Angelo Ximenes, parabenizou a Embrapa pela organização do evento e destacou que a importância da Tecnofam Kids, que está sendo realizada pela primeira vez no evento.

O prefeito municipal de Dourados, Alan Guedes destacou a qualidade do solo de Dourados que é amplamente agricultável e disse “a Tecnofam contribui diretamente com a difusão do conhecimento técnico para os agricultores familiares que com essas informações produzem com cada vez mais excelência”.

O Secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Marcio Candido Alves, representante do Ministro de Agricultura Pecuária e Abastecimento, enfatizou a importância de políticas públicas que apoiem os agricultores familiares. Ele destacou o programa ‘Agroresidencia”, que apoia profissionais recém-formados no segmento agrícola, de nível superior e de nível médio. Ele disse ainda que veio participar da Tecnofam “disposto a conhecer a Feira e conhecer o que a Embrapa preparou para mostrar aos agricultores familiares da região”.

Tecnofam 2022 – Foto: Hallino Soares

O chefe-geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Harley Nonato de Oliveira agradeceu aos parceiros e destacou a importância das parcerias para a realização do evento. Além de Harley, a chefe-geral da Embrapa Pantanal, Suzana Salis e o representante do chefe-geral da Embrapa Gado de Corte e Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia, Luiz Orcírio Fialho de Oliveira, compareceram ao evento.

Nenhuma política pública terá sucesso, sem o associativismo e o cooperativismo, especialmente em relação a agricultura familiar”, destacou o superintendente de meio ambiente, ciência e tecnologia, produção e agricultura familiar, Rogério Beretta. Em sua fala ele destacou que Mato Grosso do Sul conta com 60 mil produtores da agricultura familiar, sendo responsável pela comercialização de mais de 1,3 mil toneladas de 138 tipos de produtos.

O presidente da Famasul, Marcelo Bertoni destacou a relevância da ciência e da tecnologia para a agricultura e enfatizou a importância da Embrapa dizendo “contamos com três Unidades no Mato Grosso do Sul, que juntamente com as Fundações, o que possibilitou que o Estado deixasse de ser um importador de alimentos, para tornar-se um produtor de alimentos”.

Também prestigiaram a solenidade de abertura o coordenador regional de Dourados da Agraer, Flávio Oliveira Ferreira, representando o Diretor Presidente da Agraer; o coordenador geral da Apoms, Raimundo Tomonari; o presidente da Fundapam, José Ubirajara Garcia Fontoura; o vice-presidente Sicredi Centro Sul MS, Jean Carlos Silveira, o conselheiro do Sistema OCB/MS, Jorge Luiz Soares; o Superintendente do Senar MS, Lucas Galvan e o diretor-administrativo da Cresol, Marcelo Pandeola.

Tecnologias – Até quinta-feira, 15 de setembro, das 8hs às 16h30, a Tecnofam estará recebendo visitantes interessados nas inovações tecnológicas voltadas para a agricultura de pequeno porte.

Caravanas de agricultores familiares estão vindo de diversas cidade de Mato Grosso do Sul. Também participam do evento grupos formados por assentados, indígenas de diversas etnias, estudantes de ciências agrárias, técnicos extensionistas e comerciantes.

Saiba Mais – A Tecnofam é uma promoção da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), por meio da Unidade da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS). O evento é uma realização do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro); Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer); Associação de Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul (Apoms); Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária e Ambiental (Fundapam); Prefeitura Municipal de Dourados; Sebrae/MS; Senar/MS e Sindicato Rural de Dourados.

O evento conta com apoio da Cooperativa de Crédito Cresol, Cooperativa de Crédito Sicredi, Fundação Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento (Faped), Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul (Sistema OCB/MS) e Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco).

Confira a programação completa: https://bit.ly/3APSHnh.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo