Suinocultura de MS deve atingir 150 mil matrizes nos próximos dois anos

Durante a Expogrande, Riedel destacou a suinocultura como uma oportunidade para o Estado

Com a projeção de alcançar 150 mil matrizes nos próximos dois anos, a suinocultura de Mato Grosso do Sul está em ascensão. O status de livre de aftosa sem vacinação impulsionará as exportações e atrairá novos investimentos para o estado, abrindo oportunidades para o estabelecimento de novas agroindústrias. É o que afirmou o presidente da Associação Sul-Mato-Grossense Suinocultores – Asumas, Milton Bigatão, nesta quinta-feira (11), durante o II Encontro de Lideranças da Suinocultura de Mato Grosso do Sul. Realizado dentro da Expogrande 2024, o evento reuniu autoridades e membros da indústria para discutir os rumos promissores da suinocultura no estado.

Eduardo Riedel, governador de Mato Grosso do Sul – Foto: Divulgação

Nossa atividade está em franca expansão em Mato Grosso do Sul. Atualmente somamos no Estado mais de 118 mil matrizes, com a possibilidade de chegarmos a 150 mil nos próximos dois anos. Eventos como esse, nos permitem alavancar ainda mais. Não basta produzir, é necessário ter estratégia e trabalho em conjunto para aproveitarmos todas as possibilidades que temos no horizonte“, pontuou Bigatão.

Estratégia também foi o tema abordado pelo governador do MS, Eduardo Riedel. Ele reafirmou o compromisso com o setor produtivo, afirmando que a suinocultura foi um dos setores que mais cresceu com as políticas desenvolvidas pelo estado.

O compromisso deste governo com o setor produtivo vai além dos produtores individuais, engloba toda a complexa rede de cadeias produtivas. Testemunhamos os frutos dessa estratégia em várias áreas de produção, especialmente na suinocultura em nosso estado. Esta estratégia, delineada em colaboração com o governo, entidades de classe e todos os envolvidos, visa fortalecer continuamente tanto a atividade quanto a cadeia produtiva. Reitero a importância de continuar trabalhando nesta estratégia para garantir ainda mais competitividade e atrair novos participantes, independentemente de sua escala. Este compromisso visa não apenas fortalecer a suinocultura, mas também criar oportunidades para outros produtores em nosso estado”, destacou o executivo.

Expogrande – Foto: Divulgação

Presente no evento, o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suínos – ABCS, Marcelo Lopes, destacou o trabalho realizado em Mato Grosso do Sul, que tem se tornado referência nacional. “Mato Grosso do Sul é um exemplo a ser seguido no país. Essa integração, falado pelo governador, entre governo e produção, é muito importante, tanto é que as grandes agroindústrias estão vindo para cá. Mato Grosso está crescendo, vai crescer e eu tenho certeza que em pouco tempo, vai ser um dos maiores produtores de suíno do nosso país”.

Certificação selo arte

O encontro também oportunizou momentos de celebração, com a entrega da certificação do selo arte. Concedidos pelo Governo do Estado de MS, o Selo Arte é resultado do trabalho conjunto da Iagro, responsável por verificar os requisitos necessários, e da Semadesc, que emite o Certificado. Este reconhecimento, além de impulsionar a indústria suinícola do estado, também fortalece a confiança dos consumidores na procedência e segurança dos alimentos que consomem.

Este selo representa uma certificação de qualidade e um reconhecimento à tradição e culturas envolvidas na produção artesanal de alimentos de origem animal, abrindo portas para a entrada em mercados exigentes, como o Japão, Canadá e outros países”, finalizou o presidente da Asumas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo