Soro de leite, iogurte, bebida e mistura láctea: saiba quais as diferenças na hora de comprar e consumir

Especialista dá orientações para facilitar na hora de comprar

Foto: Divulgação

Nas prateleiras é quase impossível distinguir a diferença de alguns produtos feitos à base de leite. Com preços quase similares, quem não tem o hábito de ler o rótulo com as informações nutricionais, pode levar para casa algo diferente do que precisa. Dentre os produtos que mais geram dúvidas entre os clientes, estão os iogurtes, bebidas e misturas lácteas.

As embalagens desses produtos são, geralmente, bem parecidas, mas segundo a responsável técnica em nutrição do Fort Atacadista, Anne Shirley Félix da Silva, cada um possui características próprias.  “De forma geral, beber leite e bebidas lácteas, ajuda na manutenção da saúde dos ossos, no desenvolvimento cerebral e equilíbrio da pressão sanguínea. Alimentos de fonte importante de cálcio, ajudam a regular os níveis de açúcares e gorduras do corpo”, aponta.

A primeira dica da profissional é entender o rótulo. “É por meio dele que o consumidor tem acesso às informações sobre os ingredientes, valor energético, presença de alergênicos, tornando possível comparar qualidade dos produtos”, complementa. Anne explica que a bebida láctea é o resultado da mistura de leite e soro de leite, podendo ou não conter gordura vegetal e leite fermentado. “Contém leite, leite em pó, soro de leite e estabilizante citrato de sódio, enquanto o leite integral contém leite integral e estabilizante citrato de sódio”, compara.

A mistura láctea, de acordo com Anne, é a união de diversos ingredientes, como açúcar, soro de leite, amido de milho, pouca quantidade de leite, gordura vegetal e aditivos químicos. “É feita do leite fermentado com até 51% de soro de leite e pode ter adição de polpa ou suco de fruta. Porém, para ficar mais encorpado, com a consistência próxima a do iogurte, costuma ter amido de milho e um pouco de leite em pó”, ressalta.

Já o soro é o líquido obtido a partir da coagulação do leite e o iogurte é um alimento produzido pela fermentação bacteriana do leite. “A diferença maior e que confere vantagem ao iogurte é que ele contém mais bactérias benéficas ao trato intestinal, pois a bebida láctea é composta apenas por metade de leite fermentado”, diz.

E como o iogurte pode ser um importante complemento na alimentação diária, para diversificar seu uso, a dica é complementá-lo com frutas, por exemplo. Algumas receitas podem ser coringas para agradar o paladar de todos na família, como o overnight oats, que ganha diferentes versões. Com a consistência de um pudim, o nome vem do inglês que significa que o preparo fica “descansando à noite”, em um pote, na geladeira.

Foto: Divulgação

Overnight oats 

Ingredientes:

1 colher (sopa) de farelo de aveia

1 unidade de iogurte natural

1 colher (sopa) de chia

Modo de preparo: Misture os ingredientes, coloque em um pote (de preferência de vidro) e deixe na geladeira de um dia para o outro ou por pelo menos duas horas. Depois disso, a mistura estará bem hidratada e cremosa.

Complementos: O preparo pode ganhar diferentes versões. Para adoçar, pode ser colocado mel, melado de cana, açúcar ou adoçante. Depois, basta escolher uma fruta, picar e colocar junto da mistura, antes de servir, podendo utilizar morango, mamão, banana, kiwi, maçã, manga ou qualquer outra. O overnight oats pode ficar até quatro dias na geladeira, sem perder sua qualidade. Pode ser servida fria ou quente, aquecendo levemente no microondas ou em banho-maria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo