Sistema Fiems apresenta soluções tecnológicas e de inovação no Showtec 2023 em Maracaju

Foto: Divulgação

O Sistema Fiems marca presença no Showtec, o maior evento agro de Mato Grosso do Sul. Sesi, Senai e IEL vão apresentar seus portfólios de soluções durante os três dias de feira em Maracaju.

A abertura oficial do Showtec, nesta terça-feira (23/05), contou com a presença de autoridades e representantes do agronegócio sul-mato-grossense. A feira tem como objetivo unir as mais relevantes tecnologias e informações para o agro em um só lugar, de uma forma direta e aplicável a produtores rurais do Centro-Oeste. O Showtec segue até quinta-feira (25/05).

O Senai dispõe de unidades capazes de atender às demandas do agronegócio, como o LabSenai Sementes, em Dourados, e o Instituto Senai de Tecnologia em Eficiência Operacional, sediado em Campo Grande. Durante o Showtec, técnicos do Senai apresentaram ao público várias soluções desenvolvidas nessas unidades, como: análise de qualidade para garantir a qualidade da safra; como otimizar a usina solar; e oportunidades em editais de fomento à inovação.

O diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, conta que este é o sexto ano consecutivo que o Senai participa do Showtec.

É um grande orgulho para nós do Sistema Fiems. Nesses anos todos, percebemos que a demanda do produtor rural aumenta a cada ano, e com isso novas oportunidades vão surgindo. Estamos trazendo para Maracaju tecnologias que apoiam a agroindústria como um todo. São várias oportunidades para produtores rurais otimizar a produção, reduzir despesas desde o plantio até a colheita”, disse Rodolpho.

Foto: Divulgação

O Sesi também atua com inovação e desenvolvimento de projetos que vão ao encontro das necessidades do agro. Na área de saúde e segurança no trabalho, por exemplo, o Centro de Inovação Sesi auxilia empresas a implementar Normas Regulamentadoras (NRs) e também implementa sistemas de gerenciamento automatizado de ambientes críticos. Já a Startup Sesi oferece apoio a vários negócios nascentes, que criam soluções voltadas ao agronegócio. Mesmo em ambiente escolar, o pensamento inovador está presente: a Escola Sesi fez demonstrações da robótica educacional e de pesquisas relacionadas ao universo agro.

O superintendente regional do Sesi, Régis Borges, destacou a participação no maior evento agro de Mato Grosso do Sul.

O Sesi trouxe para o Showtec muitas novidades nas áreas de tecnologia, saúde e segurança para o trabalhador da agroindústria, startups, e também na formação educacional de jovens talentos, que no futuro farão parte do mercado de trabalho”, afirmou Régis.

Na abertura, governo de MS apresenta números recordes do agro

Ao fazer a abertura oficial do Showtec 2023, o governador do Estado, Eduardo Riedel, enalteceu a importância da feira agropecuária.

Showtec é uma vitrine onde os pesquisadores apresentam o trabalho de um ano inteiro aos produtores rurais. É muito trabalho por trás, e é isso que faz o sucesso do agro de Mato Grosso do Sul”, disse Riedel.

Na mesma linha, o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, apresentou números que comprovam o bom momento vivido pelo agro em Mato Grosso do Sul.

Foto: Divulgação

Anunciamos um recorde de área plantada, 4 milhões de hectares. Essa expansão se deu em áreas de pastagem, sem desmatamento, e em áreas que não eram tão aptas à agricultura. Isso só se faz com tecnologia. A grande mensagem que queremos passar é que a expansão agrícola de Mato Grosso do Sul e do Brasil passam pelo crescimento da ciência e da tecnologia. O Showtec é um produto desse investimento em tecnologia”, pontuou Jaime.

O presidente da Fundação MS, Luciano Muzzi Mendes, reforçou o caráter técnico da feira e o sucesso de público a cada nova edição.

O Showtec 2023 vem maior do que a edição 2022. Estamos com todos os espaços de estande tomados e tivemos mais de 50 empresas na lista de espera para apresentarem seus produtos e serviços. Isso demonstra a confiança que todos têm na Fundação MS e no Showtec, para que a gente possa levar conhecimento ao produtor rural sul-mato-grossense. O Showtec tem uma pegada técnica. Nesse sentido, queremos ser a melhor feira tecnológica do Brasil”, afirmou Luciano.

Sobre o Showtec

Realizado anualmente pela Fundação MS, o Showtec chega à 26ª edição com expectativa de receber cerca de 25 mil pessoas. Ao todo, 150 expositores vão apresentar as principais inovações tecnológicas do agro em 120 mil m² de área de exposição. A programação técnica conta com mais de 20 palestras e debates. A expectativa é de geração de R$ 400 milhões em negócios durante o Showtec 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo