Sete dicas para dominar a ansiedade antes das provas do Enem

Atividades prazerosas alguns dias antes do exame podem diminuir a ansiedade e até potencializar o desempenho dos candidatos, o exame será aplicado nos dias 13 e 20 de novembro

Ler um livro ajuda a combater a ansiedade e o stress e melhora a nossa concentração – Foto: Pixabay

Quem nunca ficou tenso para uma prova? O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) se aproxima, e muitos estudantes ficam ansiosos quanto ao desempenho no exame.

É normal que os estudantes se sintam ansiosos, até porque o Enem é a porta de entrada para muitas universidades, mas é preciso entender que esse nervosismo pode interferir no momento da prova“, explica a psicopedagoga Patrícia Marques. “Quando estamos tomados por uma emoção, por um sentimento muito forte, podemos comprometer nossa capacidade de decisão, memória, atenção e concentração.”

Para um bom desempenho no Enem 2022, os candidatos devem ficar atentos aos seguintes pontos:

  1. Sono de qualidade

O coordenador pedagógico do curso Etapa, João Pitoscio Filho, destaca a importância de uma boa noite de sono: “Para se dar bem em qualquer atividade da vida, seja no estudo ou no trabalho, existem quatro pilares básicos: sono, alimentação, exercícios físicos e lazer”.

Uma pessoa que se priva do sono, a primeira coisa que ela perde é a memória; se o estudante escolher dormir poucas horas, provavelmente poderá não lembrar de algum conteúdo que estudou“, avalia. Principalmente para os adolescentes, é fundamental dormir ao menos 8 horas por noite.

  1. Atividades prazerosas

Para Patrícia, vale investir na descontração. “Pelo menos dois dias antes da prova o indicado é fazer atividades prazerosas com a família, com amigos ou qualquer coisa que não gere ansiedade“, diz. “Como a maioria estuda muito durante o ano, o ideal é descansar antes da prova.”

Deseja ser médico, quer fazer faculdade de veterinária, saiba que poderá atuar em diferentes áreas como em santuários para animais, clínicas veterinárias, ONGs, entre outros.

Também é importante que o candidato cheque o local onde fará a prova, até mesmo para ter ideia de quanto tempo vai gastar para chegar, se vale ir com transporte público ou de carro e, se possível, deve visitar o lugar antes. São pequenas coisas que podem tranquilizar.”

  1. Controlar a respiração

É importante respirar fundo. A respiração ajuda a aliviar a ansiedade. Técnicas a seu usadas que pode beneficiar é respirar profundamente pelo nariz, contar cinco segundos e soltar lentamente o ar pela boca. Sequência que pode ser repetida diversas vezes.

  1. Alimentação saudável

Não é mais segredo que ter uma boa alimentação traz muitos benefícios à saúde. Conforme Patrícia recomenda, “cuidar da alimentação é essencial, então nada de exageros; comer o mais saudável possível até para evitar desconfortos na hora da prova“.

  1. Assistir a filmes e séries

Pode preparar as cobertas e escolher o gênero que mais lhe agrada; é hora de assistir a filmes, séries ou qualquer outro conteúdo que possa distrair.

O coordenador do curso Etapa recomenda aos estudantes que tirem um tempo para o lazer. “Digo aos alunos que descansem pelo menos um dia antes da prova. Todo o esforço intelectual e mental deve ser desenvolvido no dia do exame, então aproveitar um pouco vendo filmes ou qualquer outra coisa que diminua a ansiedade pode ser realizada.”

Organizar um tempo para descansar nessas últimas semanas trará resultados melhores no Enem.

  1. Positividade

Nada de negativismo agora. “Temos a tendência de ser muito críticos, então às vezes diversas dúvidas podem surgir: será que eu vou conseguir? Será que vou dar conta? Será que vou passar? E é normal que esses pensamentos passem pela mente, mas o ideal é deixar isso de lado e confiar em si“, orienta Patrícia.

  1. Ler um livro ou ir para a academia?

Após revisar o conteúdo, vale ler, malhar ou apenas descansar. “Se o estudante gosta de ler, sem problemas; para quem prefere atividade física, também está valendo. O importante é ter um tempo para relaxar“, afirma João Pitoscio Filho.

A leitura é uma boa maneira de as pessoas se relaxarem; principalmente porque o Enem não tem leituras obrigatórias, os jovens podem ler qualquer tipo de literatura que lhes agrade.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo