Servidores do TCE-MS coletam sangue para exame de PSA

Foto: Divulgação

A quarta-feira começou diferente para os servidores do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul que têm 40 anos ou mais. Encerrando as ações da campanha Novembro Azul realizadas ao longo do mês, os servidores realizaram, gratuitamente, a coleta de sangue para o exame de PSA, fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O conselheiro do TCE-MS, Marcio Monteiro, também fez questão de realizar o exame. “Já fiz a minha coleta de sangue e acho extremamente relevante essa campanha e gostaria que todos aqueles que têm a indicação para o exame, viessem fazer e, se não for possível hoje, que procurem as instituições médicas o mais rápido possível.”

A doença é a segunda mais frequente em homens no Brasil, com 65 mil novos casos somente em 2022. O câncer de próstata possui evolução silenciosa, podendo não apresentar sinais e sintomas no início.

O médico oncologista Fabricio Colacino, responsável pelo Projeto de Prevenção da Cassems, explica que a detecção precoce acarreta em um tratamento bem mais tranquilo, com menos mutilações e sequelas. “ É uma honra muito grande para nós da Cassems poder participar dessa campanha aqui no TCE-MS. A prevenção é muito importante porque quando os sintomas aparecem a doença já pode estar instalada na fase intermediária para avançada.”

Foto: Divulgação

Os sintomas acontecem na fase intermediária para avançada. Geralmente quando o tumor é pequeno ainda, com menos de um centímetro, ele não oferece sintomas. Quando os sintomas aparecem são ligados ao trato urinário, com dificuldade e sangramento para urinar, na ejaculação, dor na pelve e sintomas de metástase óssea, como a fratura.

O tratamento pode ser clínico, cirúrgico, radioterapia e também a hormônio terapia que é a diminuição da carga hormonal que bombardeia a próstata e causa o aumento da lesão. “Na fase avançada, a doença limita muito o paciente, por isso que medidas como essa, de campanhas de prevenção, não só conscientizam mas também sensibilizam, esclarecem a população sobre o problema e mostram que é fundamental buscar um médico, além de acender um alerta nas pessoas que começam também a difundir isso entre familiares e amigos”, reforça Colacino.

Foto: Divulgação

Os resultados dos exames devem ser divulgados dentro de 10 dias e serão avaliados pelo médico urologista João Juveniz, que, recentemente, fez uma palestra no TCE-MS sobre o assunto. A gerente de desenvolvimento de pessoas e qualidade de vida do TCE-MS, enfermeira Tatiana Bazan, ressalta que os servidores que apresentarem alguma alteração nos exames serão orientados e encaminhados para tratamento. “O exame de PSA não detecta apenas o câncer de próstata, tem outras doenças que são simples, como uma inflamação, que podem ser diagnosticadas a partir do exame. Nós vamos dar todo o apoio e suporte para que ele tenha um atendimento de excelência”.

O servidor João Ari Rezende de Oliveira fez a coleta de sangue e estava bastante satisfeito com a campanha realizada ao longo do mês no TCE-MS. “Com a prevenção a gente se sente mais seguro. E o Tribunal com essa ação nos proporciona mais qualidade de vida. Já é a terceira vez que eu faço esse exame e agradeço muito essa iniciativa.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo