SENAI CETIQT marcará presença no I Seminário de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa

Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2006, o dia 15 junho marca um importante passo para a conscientização do tema “Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa”. Sendo conhecido como “Junho Violeta”, o mês serve como alerta para diminuir, proteger e se solidarizar com os sofrimentos de pessoas idosas. Em virtude disso, na quinta-feira (29), das 13h30 às 16h, no Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro, o SENAI CETIQT irá participar do painel 1, que traz o tema “Educação e empreendedorismo como instrumentos de inclusão etária”, ministrado pela professora do curso de Design de Moda, Cristiane de Souza dos Santos de Carvalho.

Foto: Divulgação

Somos uma instituição de ensino superior que reflete diariamente sobre a temática da diversidade e inclusão no Brasil e no mundo, pois a educação perpassa pelas questões relacionadas aos conteúdos de formação profissional e construção de cidadãos comprometidos com temáticas recorrentes na sociedade. Acreditamos que, desta maneira, é possível inserir indivíduos preparados sob a ótica socioemocionais para o mercado de trabalho e os diversos meios sociais“, conta Cristiane.

Com objetivo de promover uma reflexão sobre a violência que pessoas idosas enfrentam, além de destacar a importância da diversidade etária e dos instrumentos de inclusão em nossa sociedade, a Prefeitura do Rio de Janeiro, em concordância com o Governo Federal, vem desenvolvendo ao longo do mês de junho ações relacionadas ao combate da violência contra pessoa idosa. Por isso, a Secretaria de Assistência Social em parceria com a Secretaria do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SEMESQV), com apoio da Secretaria de Cultura irão encerrar o “Junho Violeta”, promovendo o I Seminário.

De acordo com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) (2022), o Brasil possui mais de 30 milhões de pessoas que estão acima dos 60 anos de idade e somente em 2017, o Disque 100 recebeu 33.133 denúncias de violência contra idosos, com 68.870 violações. Seja imposta pelos próprios familiares (76,3% dos casos), por empregadas domésticas, cuidadores ou por funcionários de instituições de saúde, os idosos não têm como se defender diante de maus tratos, negligência (76,84%), abandono, abuso financeiro (42,82%), e violência física ou psicológica (56,47%).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo