Senado aprova criação da Semana Nacional da Empresa Júnior

O Movimento Empresa Júnior (MEJ) vem registrando crescimento todos os anos, demonstrando a força do empreendedorismo universitário no país. Em 2021, a empresas juniores movimentaram R$ 72 milhões, R$ 20 milhões a mais que em 2020. Além disso, o Movimento tem sido forte ferramenta de inserção da juventude no mercado de trabalho. Para destacar ainda mais a importância dessas iniciativas, o Senado Federal aprovou, ainda neste mês, a instituição da Semana Nacional da Empresa Júnior, que ocorrerá a partir do dia 6 de abril.

Foto: Divulgação

O Projeto de Lei 4412/21, de autoria do senador Jayme Campos (DEM/MT), prevê que, durante a Semana Nacional da Empresa Júnior, sejam organizados eventos chamando a atenção para a importância das empresas juniores (Ejs). Também serão apoiadas as atividades lideradas e desenvolvidas pelos jovens empreendedores. O texto, que foi remetido à Câmara dos Deputados, também incentiva à contratação de Ejs, como forma de intensificar as parcerias com o setor público e privado.

A data foi escolhida levando-se em conta a o dia da promulgação da Lei (13.267), em 6 de abril de 2016, que estimulou a criação e organização das empresas juniores.

– Esse reconhecimento do parlamento brasileiro demonstra o quanto o Movimento Empresa Júnior tornou-se peça fundamental em qualquer iniciativa que envolva o desenvolvimento econômico e social do país. Os desafios são enormes e nenhum país do mundo pode abrir mão do potencial de sua juventude e de seus estudantes — comemora Beatriz Nascimento, presidente executiva da Brasil Júnior, confederação que representa o Movimento Empresa Júnior nacionalmente.

Beatriz destaca que a Brasil Júnior conta, atualmente, com 33 mil jovens que fazem parte de mais de 1500 empresas juniores, em mais de 301 instituições de ensino superior, nas 27 unidades federativas.

– Nossa capilaridade é enorme e tende a crescer ainda mais. Temos ações, projetos e parcerias com pequenos e médios negócios, apresentando soluções que ajudem a desenvolver esses empreendimentos e a superarem a grave crise que vivemos. Essas iniciativas, por sua vez, aumentam a capacidade de aprendizado e profissional dos estudantes. Eles passam a se envolver em questões que afetam o dia a dia de comunidades inteiras. Temos, com isso, uma forte ação para a melhoria da qualidade do ensino no país — ressalta Beatriz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo