Seminário orienta mais de 300 vereadores no TCE-MS

Foto: Mary Vasques

A solenidade de abertura reuniu autoridades, vereadores e servidores municipais dos 79 municípios do Estado, no plenário do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, na manhã desta quinta-feira, 23 de março. O seminário é uma iniciativa da União das Câmaras de Vereadores em parceria com o TCE-MS.

Abrindo o Seminário de Vereadores e Funcionários, o presidente do TCE-MS, conselheiro Jerson Domingos, agradeceu a presença do governador do Estado Eduardo Riedel, e das autoridades presentes. Ele destacou a satisfação que o Tribunal de Contas tem em receber os gestores públicos municipais no grandioso evento.

À nós honra e muito a presença de todos vocês aqui neste seminário hoje. O Tribunal de Contas está de portas abertas aos vereadores que vieram aprimorar seus conhecimentos neste evento. Hoje vocês aprenderão com a experiência dos palestrantes, e é esta a colaboração que temos a dar e em doar a cada cidadão. Esta casa não pertence ao Tribunal de Contas, ela foi edificada com o dinheiro público, portanto ela pertence ao cidadão que representa a sociedade sul-mato-grossense”, discursou o presidente da Corte de Contas.

O governador Eduardo Riedel ressaltou que não poderia deixar de estar presente no seminário, principalmente para agradecer aos vereadores que representam os 79 municípios do Estado, e parabenizou o trabalho do presidente Jerson Domingos no comando do Tribunal de Contas.

O presidente à frente desta casa, tem muito conhecimento, competência e a capacidade de ajudar os municípios e o Estado, na boa aplicação do dinheiro público, o TCE-MS tem muito a contribuir orientando e capacitando os gestores públicos e isso é fundamental para o sucesso desse Estado”, declarou.

Representando o presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro, o deputado estadual Pedro Pedrossian Neto falou que a iniciativa do TCE em abrir as portas apoiando o evento da União das Câmaras de Vereadores e capacitar os gestores públicos é uma união de esforços entre os entes da federação em prol do bem de Mato Grosso do Sul.

Capacitar esse legislador, esse vereador, é muito importante porque é ele que está junto à comunidade e sabe da realidade local e capacitar esse legislador é fortalecer a prestação de serviço à população”, falou Pedrossian.

Jeovani Vieira dos Santos, presidente da União das UCVMS, falou com entusiasmo em realizar o primeiro seminário de vereadores pós-pandemia, e de poder realizar com o apoio institucional do TCE-MS. “A parceria do Tribunal de Contas com a União das Câmaras de Vereadores foi fundamental para a realização deste seminário. Este trabalho de orientação do TCE-MS é muito importante para agregar mais conhecimento aos vereadores”.

A mesa de abertura foi composta pelo presidente do TCE-MS, conselheiro Jerson Domingos; o governador do Estado Eduardo Riedel; pelo deputado estadual Pedro Pedrossian Neto (ALEMS) e pelo diretor executivo do TJMS, representando o desembargador Sérgio Martins. O conselheiro substituto do TCE, Célio Lima de Oliveira, o presidente da UCVMS, Jeovani Vieira dos Santos, a vereadora do município de Maracaju, Rosane Jung e o vereador Adelmir Guilherme, presidente da Câmara de Anastácio, também estiveram presentes compondo a mesa da solenidade.

A programação da manhã seguiu com palestra ministrada pelo vice-governador do Estado, José Carlos Barbosa (Barbosinha), que trouxe como tema: A Política como Missão no Desenvolvimento dos Municípios. No período da tarde, o chefe da Consultoria de Gestão de Normas do TCE-MS, professor Tércio de Albuquerque vai abordar sobre – O Vereador no Século 21.

A programação do seminário segue até a manhã de sexta-feira (24) com a palestra “O Ministério Público é o Poder Legislativo na Proteção do Patrimônio Público Municipal”, proferida pelo Procurador de Justiça Humberto Lapa Férri

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo