Semana do Artesão homenageia três grandes nomes do artesanato de MS

Artesãs – Fotos: Ricardo Gomes

A 15ª semana do Artesão tem início no próximo dia 19 e neste ano ela homenageia 3 grandes artesãs do nosso estado, Beatriz Barros, Leslie Gafuri e Lucimar Maldonado, mulheres com alta criatividade em seus materiais como, cerâmica e fibras naturais.

Beatriz Barros vem de uma família de rendeiras do Nordeste, de continuidade de uma tradição dos tempos da avó e da mãe, a renda. Ao longo de mais de 3 décadas, foi se aprimorando com novas técnicas e matérias primas, assim criando novas peças com as referências sul-mato-grossense, enriquecendo nosso artesanato. Seu trabalho é reconhecido e valorizado. Ela já está a alguns anos à frente da Associação classista do artesanato ARTEMS. “Acredito no artesanato como forma de independência tanto social como econômica da mulher e meu maior objetivo é fomentar esse empreendedorismo da arte em nosso MS”.

Bia Barros – Fotos: Ricardo Gomes

Leslie Gafuri veio de Peabiru, no sul do Paraná, e está no MS há 38 anos, hoje seu material principal de trabalho é a argila, suas esculturas são, em sua maioria mulheres grávidas, têm acessórios, roupas e objetos indígenas. Com potes de frutas na cabeça e pássaros como tucanos e araras apoiados nos ombros e nos braços.

Leslie Gafuri – Fotos: Ricardo Gomes

A artesã conta um pouco do seu início de carreira, “Quando comecei no artesanato, fazia pequenos trabalhos em crochê em toalhas de mesa e panos de prato. Foi então que ouvi falar de um local onde se produzia e vendia artesanato da região. Fiquei encantada com o artesanato local, principalmente a cerâmica. Me envolvi com esse universo e com as dúvidas e dificuldades que as pessoas enfrentavam. Continuei fazendo pesquisas e estreitando laços com a cultura indígena e suas tradições. Mais do que um desejo, senti que era meu dever contribuir, de alguma forma, para manter as tradições e contar a história dos povos indígenas da região. São pessoas que merecem todo o nosso respeito e atenção de todo o mundo, não queria copiar, mas buscar uma identidade para minhas esculturas, minhas “bonecas de barro“”.

Lucimar Madonado descobriu seu dom para o artesanato a partir de um Curso oferecido pela Incubadora Zé Pereira em 2005, e por meio de sua dedicação e aprendizado, participando de diversos cursos de capacitação, feiras, e grupos produtivos, decidiu alçar voos mais altos. Hoje seu material de trabalho são as fibras naturais

Lucimar Maldonado – Fotos: Ricardo Gomes

O segredo da artesã, além de sua determinação na procura por inovações em seu segmento, foi buscar informações, novas tendências, e estar sempre atualizada, seja em nível nacional e até mesmo internacional, focando sempre em associar seu negócio a sustentabilidade. Do empreendedorismo da artesã, nasceu a “Fibra Morena” focando em uma visão inovadora e empresarial no artesanato Sul-mato-grossense; para Lucimar sua missão é de “Produzir artesanato com fibras naturais, baseada na valorização da cultura Sul-mato-grossense, na promoção de parcerias estratégicas, no comércio justo, e no uso responsável dos recursos naturais do Pantanal e Cerrado”.

As três artesãs serão oficialmente homenageadas no dia 19, durante a entrega da restauração da Casa do Artesão e também ministrarão oficinas durante a feira Mãos que Criam que acontecerá entre os dias 22 e 26 de março, no Círculo Militar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo