Semana do Artesão começa com a ‘Feira Mãos que Criam’ e com o show de Matu Miranda

A noite desta quarta-feira, 20 de março, foi muito especial para a Semana do Artesão. Aconteceu a abertura da Feira Mãos que Criam, na Esplanada Ferroviária, e o show com Matu Miranda além de homenagens aos artesãos que se destacaram neste fazer artístico.

Feira Mãos que Criam – Fotos: Ricardo Gomes

A gerente de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Katienka Klain, falou um pouco sobre as atividades da Semana: “No dia 19 de março foi o Dia do Artesão, nós fizemos a abertura do evento, da semana toda, e hoje a gente começou a oficina nas escolas, a Oficina da Cerâmica Terena e da Viola de Cocho, que representa o Estado de Mato Grosso do Sul que são os modos de fazer do Estado e aqui nós fazemos a abertura da Feira Mãos que Criam. A Feira ela começou muito intimista, há 16 anos, primeiro a gente fazia só um dia na Afonso Pena, depois a gente começou a aumentar os dias, aí depois nós fizemos no Shopping, depois fizemos em um outro espaço e voltamos para o Armazém Cultural. A Feira está maravilhosa, convido a todos para olhar nossos estandes”.

O vereador Ronilço Guerreiro, representando a Câmara Municipal de Campo Grande, afirmou que o nosso Estado, a nossa identidade é conhecida pelo artesanato de cada lugar. “Em cada lugar que você vai você vê um artesanato, você sabe de onde é. É com muito orgulho que eu sempre falo que um lugar que não tem atrativos culturais, a violência vira espetáculo. Precisamos trazer cultura para a região central de Campo Grande. Nós estamos lutando para construir uma feira cultural, saindo da Orla, bem em frente à Morada dos Baís, e querendo chegar até a avenida Mato Grosso, com artesanato, música, gastronomia. Nós vamos construir um artesanato, vida, cultura e música, e principalmente, participação das pessoas. Parabéns a todos vocês”.

O diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Eduardo Mendes, disse que o importante é formar parcerias para realizar eventos como a Semana do Artesão: “É um prazer imenso estar aqui hoje abrindo, na Estação Ferroviária, a Semana do Artesão. O mais importante de tudo é a gente formar parcerias, a gente dar as mãos para que a gente possa fazer um evento deste tamanho. Eu estou muito impressionado com a Semana do Artesão deste ano, com os estandes, e aqui hoje poder agradecer à prefeita e à Mara Bethânia, que não pouparam esforços para estar junto ao Governo do Estado realizando este evento. Artesanato é propagar a nossa cultura. Artesanato nunca vai morrer. Vida longa ao artesanato e que a gente possa fazer por muitos anos essa feira cada vez melhor e maior ainda”.

Eduardo Mendes, diretor-presidente da FCMS – Foto: Ricardo Gomes

A secretária de Cultura e Turismo de Campo Grande, Mara Bethânia Gurgel, falou sobre a aprovação do projeto par a Semana Municipal do Artesanato: É um prazer poder estar aqui hoje com todos vocês. Em 2019 foi aprovado um projeto para se criar a Semana Municipal do Artesanato na nossa cidade de Campo Grande. Porém os gestores não tiveram essa sensibilidade de colocar em prática, e foi a nossa prefeita que abraçou esta causa desde ao ano passado a gente tem realizado a Semana Municipal da nossa Capital. E, este ano, nós juntamos força, Campo Grande, o Estado todo, sejam bem-vindos todos vocês que vieram de fora, o trabalho está maravilhoso.

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, falou da importância da parceria da Prefeitura com o Governo do Estado na realização da Feira Mãos que Criam: “É um prazer imenso estar nesta Feira lado a lado com o Estado, que há 16 anos desenvolve o artesanato na sua versão em várias regiões do Estado. E agora, Campo Grande, ao ano passado nós assumimos a gestão e estamos avançando com o artesanato, que sancionamos a lei e agora nós temos a Semana do Artesão também na nossa Capital ladeado com o Governo do Estado. Que Deus abençoe a todos, uma excelente Feira”.

O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, visitou a Feira Mãos que Criam e ficou impressionado com a diversidade: “Eu achei que a Feira está bem caracterizando o artesanato sul-mato-grossense, é uma diversidade muito grande, refletindo a nossa cultura, e o que é mais legal, com altíssima qualidade, está muito bonita a exposição. A Semana do Artesão é uma semana muito intensa de cultura, com música, com artesanato, com gastronomia, celebrando esse trabalho fantástico que os artesãos de Mato Grosso do Sul fazem”.

Logo após a fala das autoridades, foram entregues as homenagens aos artesãos pelos relevantes serviços prestados ao artesanato de Mato Grosso do Sul. Após as homenagens, as pessoas puderam fazer uma visita à Feira Mãos que Criam, que foi aberta nesta noite.

Cantor e compositor Matu Miranda – Foto: Ricardo Gomes

Uma das artesãs da Feira, Ramona Coimbra Pereira, é Ofayé do município de Brasilândia e representa o grupo de mulheres indígenas. “Somos 16 mulheres indígenas Ofayé em que a gente faz um material no tecido, e a gente traz os desenhos da fauna e flora com a escrita na língua materna. Hoje a gente faz jogo americano, caminho de mesa, toalhas de mesa, a gente faz vários trabalhos. E este grupo traz a língua materna dos Ofayé, é um povo pequeno, a gente trouxe a língua materna para os tecidos para não perdermos a língua materna. Eu também sou vice-cacique da minha comunidade. Está sendo maravilhoso participar, estou muito satisfeita e feliz com esse convite de estar aqui para poder vender. O artesanato é o resgate da nossa cultura, da nossa língua materna, da nossa história”.

A artesã Vera Ruth Gomes, ceramista, trabalha com peças utilitárias e decorativas. “As minhas peças podem ir ao forno, ao micro-ondas, ao lava-louças, todas elas são utilitárias, você pode colocar o alimento que ela não contém chumbo, eu tenho essa atenção esse carinho de trabalhar essas peças para serem utilitárias sem sombra de dúvida, sem medo de fazer mal, porque se você colocar um vidrado que contém chumbo, aí prejudica na saúde. A primeira oficina que o Sebrae deu eu participei, tem mais de 30 anos. Já dei oficina pela Fundação de Cultura em Coxim, Rio Verde, Aquidauana, e participei de várias oficinas pela Sectur. Está sendo maravilhoso participar porque eu sinto que a gente está sendo muito valorizada. Nestes eventos você começa a ter muito mais divulgação do seu trabalho”.

Ednalva Oliveira, presidente da Confraria da Arte e Artesanato das Moreninhas, trouxe o trabalho dos artesãos deste bairro para a Feira. “Eu trabalho com tie-die, bio bijus, moda alternativa, sustentabilidade e aproveitamento de peças. O pessoal trouxe crochê, bastante coisa de decoração, várias peças de pintura, colares de mesa, incensários. Grande parte, não todos, vive do artesanato. Se não é uma renda secundária, para ajudar no orçamento, mas muitos sobrevivem do artesanato. É muito importante a gente estar aqui porque a gente está falando do artesanato do bairro, da área periférica. A gente sabe que tem uma bandeira muito importante para levantar com relação à democratização das atividades artesanais de um modo geral, para que os bairros participem, as localidades dentro de Campo Grande, a cidade é muito grande, então é muito importante essa visibilidade da Feira pra gente poder mostrar o trabalho da gente”.

E a noite também foi de apresentações culturais. O músico Matu Miranda, semi-finalista do The Voice Brasil, trouxe seu show com muita MPB para o público que foi prestigiar a Semana do Artesão na Esplanada Ferroviária. Para ele, o show desta noite “foi incrível”. “Senti-me privilegiado de estar abrindo esta semana tão importante para o nosso Estado, me senti bem, depois de Rússia, Portugal, São Paulo, Fortaleza, e agora Campo Grande, que não podia faltar, e amanhã, Rio de Janeiro. Estou muito feliz. O artesanato, esta arte milenar com as mãos, de esculpir com a matéria bruta uma ideia, eu acho maravilhoso, sou um profundo admirador desta arte. Na minha carreira tem muita coisa acontecendo, estou lançando um disco, Matutando, tenho lançado single a single dessas músicas, mais shows, turnês, colaboração com artistas renomados, está sendo muito bom, muita coisa por vir”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo