Sectei começa o planejamento da 13º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Superintendência de ciência e tecnologia da Secretaria de cultura, turismo, empreendedorismo e inovação do Estado realizou hoje de manhã uma reunião de avaliação da 12º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia realizada em outubro do ano passado e planejamento da décima terceira edição do evento.

Estiveram presentes o secretário Athayde Nery, o superintendente de ciência e tecnologia da Sectei, Renato Roscoe, o diretor presidente da Fundect, Marcelo Turini, professores universitários e alunos envolvidos no projeto.

O tema da Semana foi “Luz, Ciência e Vida”, devido a 2015 ser considerado o Ano Internacional da Luz, uma iniciativa mundial que visa destacar a importância da luz e das tecnologias ópticas na vida dos cidadãos. O evento é promovido anualmente em todo o território nacional pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e tem como objetivo mobilizar a população, principalmente as crianças e jovens, em torno de temas e atividades que envolvam a Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I).

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O número de atividades que foram apresentadas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em Mato Grosso do Sul cresceu mais de 1.000%, se comparado ao ano anterior. Mais municípios e instituições estiveram envolvidos. Em 2014, apenas 14 dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul participaram da SNTC. Em 2015 esse número subiu para 53. Já em relação às instituições participantes, o salto foi de seis para 223.

Na capital, a programação contou com palestras, minicursos e exposições, como a Expolumine e a de Microfotografias 3D de espécimes do Cerrado, além de estandes das instituições parceiras. Outras ações ocorreram em Ponta Porã, Dourados, Naviraí, Três Lagoas e Corumbá.

Durante a reunião de avaliação, o secretário Athayde Nery, lembrou do desafio da atual administração de promover a inclusão digital e da importância de eventos como a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia para despertar o interesse da juventude pela ciência. “Quando a sociedade se apropria de uma ação, naturalmente passamos a ter uma ação de Estado e não mais de um ou outro governo. Demos um salto valioso de 2014 para 2015 e tenho certeza que esse será um crescimento contínuo. Vamos deixar esse legado para as futuras gerações”.

Para o coordenador de tecnologia educacional da secretaria de educação do Estado, Paulo César Rodrigues dos Santos, “ a tecnologia tem que estar incorporada no nosso dia a dia e no fazer pedagógico”. O professor também ressaltou a importância do planejamento antecipado de um evento como esse.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O superintendente de ciência e tecnologia da Sectei, Renato Roscoe, apresentou o calendário de planejamento da edição desse ano, começando com um concurso nacional para a criação da logomarca da semana que em 2016 terá como tema “Ciência alimentando o mundo”. “As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de abril por alunos do ensino básico e médio regular, integrado à educação profissional e especial, das redes pública e privada”.

O concurso vai selecionar seis propostas de logomarca para uma votação popular, a ser promovida de 2 a 8 de maio, no site da SNCT. Segundo o edital, a Comissão de Avaliação seguirá critérios de “originalidade, criatividade, impacto visual, coerência com o tema, qualidade e apresentação”. Como premiação, o vencedor da disputa ganhará um notebook doado pela empresa Positivo Informática. A imagem escolhida será aplicada no material de divulgação do evento, com distribuição em todo o território.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo