São Gabriel do Oeste realiza 14º Encontro de Educadores e a 13ª Semana Pedagógica da Região

Foto: Victor Currales

Foto: Victor Currales

Em meio à complexidade da vida social contemporânea, a escola vive fortes transformações que reforçam a necessidade da reflexão sobre a prática docente e a formação dos professores.

Por isso, a Prefeitura Municipal de São Gabriel do Oeste, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, defende a prática do diálogo como estratégia de reflexão-ação-reflexão, contribuindo com uma Educação colaborativa, inclusiva e produtora com o comprometimento com o bem estar do outro no ambiente escolar.

Dessa forma, o 14º Encontro de Educadores e 13ª Semana Pedagógica de Educação a Distância-UFMS, traz o tema “Educação Humanizadora: Múltiplos Olhares”, que foi aberto ontem dia 28 e segue até o dia 30 em São Gabriel do Oeste.

Foto: Victor Currales

Foto: Victor Currales

Em sua 14ª edição, o encontro começou modesto e pequeno, e todos os anos vem superando o número de inscritos que no ano passado alcançou cerca de 400 profissionais da Educação de diversas cidades de Mato Grosso do Sul e de outros estados.

Este ano com o tema “Educação Humanizadora – Múltiplos Olhares” busca de forma ampla entender as diversas faces da educação, o papel do educador na formação do cidadão, valorizando a interação entre as pessoas que além de métodos ou conceitos.

Segundo a secretária adjunta de Educação, Cultura e Desporto de São Gabriel do Oeste, Neli da Silva, o público alvo do encontro, são profissionais em Educação, pais, estudantes, acadêmicos e público em geral.

“Visamos no encontro, oportunizar aos profissionais da educação e demais participantes momentos de reflexão, integração e discussão com a finalidade de dinamizar a práxis pedagógica no ambiente escolar”, afirma Neli.

Foto: Victor Currales

Foto: Victor Currales

Cerca de 700 pessoas entre elas educadores e pais de alunos, participaram da abertura do Encontro de Educadores e da Semana Pedagógica de Educação a Distância e vem com a proposta de chamar a atenção para as relações humanas no processo de aprendizado, em um mundo onde a interação digital permeia todas as relações e se torna uma importante ferramenta de conhecimento.

Alunos do CEMA – Centro de Educação Musical e Artes, mantido pela FUNGAB, abrilhantaram a noite com belíssimas apresentações. Outra grande atração do evento é a exposição de trabalhos desenvolvidos nas escolas da rede municipal em diversos projetos conduzidos e orientados pelos professores e desenvolvidos pelos alunos.

Os trabalhos tiveram início com a palestra “Educação Humanizadora: A importância do Sim e do Não” com a Professora Doutora Lucia Izabel Czerwonka Sermann, que trouxe para pais e professores um olhar sobre os limites e a importância de estabelecer autoridade sobre as crianças através de limites.

Foto: Victor Currales

Foto: Victor Currales

A solenidade de abertura aconteceu no CCTA e na programação ainda estão previstos diversos ciclos de palestras com profissionais de renome oriundos de diversas universidades, fruto de parcerias para a realização do encontro. Está previsto ainda para a tarde de hoje, um momento de troca de experiências onde profissionais poderão relatar práticas de sucesso adotadas em suas cidades.

O encontro segue acontecendo até amanhã dia 30 de outubro e deve reunir, mais mil profissionais da educação em três dias de muito trabalho, diversas regiões do país estão aqui representadas por professores que se deslocaram para ampliar seus conhecimentos.

Para a professora Fátima Santana da UNINTER, uma das coordenadoras do evento, a parceria entre o município e o Grupo Uninter é que o município é reconhecido dentro do estado pelo seu desenvolvimento junto a Educação.

“Para nós é um trabalho que vale a pena é um trabalho que vale a pena fazer e nós sabemos que aqui a Educação tem resultados então a gente investe juntos, nós trouxermos quatro palestrantes para participarem em apoio junto à prefeitura de São Gabriel do Oeste”, afirmou a coordenadora Fátima Santana.

Foto: Victor Currales

Foto: Victor Currales

Presente no evento o vereador e presidente da Câmara Municipal, Professor Doutor em Educação Marcos Paz, destacou para a reportagem que o encontro é de fundamental importância por proporcionar um intercâmbio entre os profissionais. “Temos que nos preparar o tempo todo, para chegarmos na sala de aula ainda melhores, e essa é a proposta do encontro, fazer com que o professor se sinta motivado e passe isso aos alunos”, destaca.

Para o prefeito Adão Rolim, é muito importante essa integração entre os profissionais. “A secretária de educação Beth e sua equipe está de parabéns pela organização do evento. Acredito que o professor pode mudar o mundo para melhor, porque ele tem em mãos nosso futuro, que são as crianças”, comentou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo