Rússia lança misseis contra usina hidrelétrica na Ucrânia

Uma barragem se rompeu e as águas inundaram várias cidades.

Imagens de satélite mostram danos em barragem de usina hidrelétrica na Ucrânia — Foto: Maxar Technologies/Reuters

Militares russos bombardearam nesta quarta-feira (08) a Usina Hidrelétrica de Kakovka, no Sul da Ucrânia. Uma barragem ficou seriamente danificada e o risco de rompimento é alto.

Caso ocorra o rompimento da barragem, várias cidades serão inundadas e muitas pessoas correm o risco de perder a própria vida e seus pertences.

A explosão na usina provocou a morte de ao menos três funcionários

Os governos da Ucrânia e da Rússia se acusam mutuamente, enquanto a população sofre com o descaso das autoridades de ambos os países.

Neste momento chega a redação do Campo Grande Notícias, a informação de que a barragem se rompeu, e que as águas estão atingindo as cidades próximas. Moradores já estão deixando suas casas, antes que elas fiquem totalmente submersas.

Moradores de um bairro inundado na região de Kherson, na Ucrânia, são vistos retirando alguns objetos — Foto: Felipe Dana/AP

A região onde fica localizada a Usina Hidrelétrica de Kakovka é controlada pela Rússia, que ataca o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, de ter atacado a região.

A Organização das Nações Unidas (ONU) e a União Europeia (UE) disseram que a explosão de uma usina hidrelétrica pode constituir um crime de guerra.

Informações preliminares revelam que ao menos 14 mil residências foram completamente inundadas após o rompimento da barragem, e que 4.300 pessoas foram retiradas de suas casas antes da inundação.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, está visitando a região, principalmente a cidade de Kherson, no Sul do país, onde a situação é dramática.

Já o governador de Kherson, disse em entrevista coletiva, que cerca de 600 km² da região está debaixo d’água, e que militares russos estão do outro lado do rio.

Com informações das Agências France Presse, Reuters e Deutsche Welle

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo