Rota Gastronômica Pantaneira é destaque em programa televisivo

Sebrae, em parceria com a TV Morena, exibe no “Meu MS” pratos típicos pantaneiros e outras ações realizadas via programa Pró Pantanal, que fomenta negócios localizados no bioma

Foto: Divulgação

A partir deste mês, o programa “Meu Mato Grosso do Sul”, da TV Morena, mostrará mensalmente, até dezembro, uma série de ações realizadas pelo Sebrae no âmbito do programa Pró Pantanal, que visa o fortalecimento de negócios localizados no bioma. O destaque está na exibição de pratos típicos do Pantanal, feitos por estabelecimentos localizados em municípios que compõem a região no estado e que integram a Rota Gastronômica Pantaneira. O primeiro episódio da temática vai ao ar neste sábado, com o prato “Sopa Paraguaia” da Pousada do Pequi, de Aquidauana.

Estas receitas foram incrementadas e selecionadas em um trabalho conduzido pelo chef sul mato-grossense Paulo Machado, em parceria com a jornalista gaúcha Tati Feldens e o professor de gastronomia e chef sergipano Moacir Sobral. Como resultado, foi criada a Rota Gastronômica Pantaneira, um itinerário elaborado para turistas que desejam experimentar os sabores típicos do Mato Grosso do Sul. Com o apoio do Sebrae, via Pró Pantanal, e da Fundação de Turismo de MS, na primeira edição, a iniciativa contemplou 10 empreendimentos das regiões de Miranda, Aquidauana, Nhecolândia e Corumbá.

“A Rota Gastronômica Pantaneira é um trabalho na linha de inovação de produtos turísticos, que precisam ir além da experiência de natureza para incluir a experiência gastronômica e cultural. A parceria com o chef Paulo Machado inclui a gastronomia como um item de agregação de valor às nossas pousadas pantaneiras, o que é extremamente importante para nosso turismo e para o nosso bioma, que passa a ter destaque não apenas por sua beleza, mas também pela cultura e modo de vida do homem pantaneiro”, afirma a coordenadora do programa Pró Pantanal do Sebrae/MS, Isabella Montello.

Com o sucesso da primeira etapa da Rota Gastronômica Pantaneira, ocorrida no ano passado, para 2023, a proposta é contemplar negócios localizados próximos aos rios do Pantanal sul-mato-grossense, em uma fase intitulada “Rota das Águas”. Para o chef Paulo Machado, a iniciativa trará ainda mais visibilidade para o turismo pantaneiro.

“Desta vez será, a chance para mostrarmos todo o potente cenário do turismo pantaneiro ligado ao universo das águas. Restaurantes beira-rio, barco hotéis, pousadas pesqueiras, as cidades que nascem as margens do Rio Paraguai como Porto Murtinho e Corumbá, serão o alvo desta segunda edição da Rota Gastronômica que traz de forma pioneira a gastronomia local como motriz para o turismo”, enfatizou o chef.

Os interessados em conhecer os negócios participantes da primeira etapa podem conferir o conteúdo da Rota Gastronômica Pantaneira no Youtube.

Pró Pantanal no Meu MS

Além de exibir mensalmente uma receita do Rota Gastronômica Pantaneira, o programa Meu MS também mostrará com mais profundidade as ações do programa Pró Pantanal que têm sido executadas para alavancar negócios e comunidades da região. Entre elas, estão o apoio à cadeia do mel, promoção do artesanato nas comunidades, fomento ao empreendedorismo e o desenvolvimento da agroindústria, agregação de valor dos produtos tradicionais do Pantanal e geração de novos negócios.

O Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal é uma iniciativa do Sebrae para fomentar atividades econômicas nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal. O programa tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).

A exibição dos episódios no Programa Meu MS ocorrerá nos dias 25 de março, 22 de abril, 20 de maio, 17 de junho, 22 de julho, 19 de agosto, 23 de setembro, 21 de outubro, 18 de novembro e 16 de dezembro.

Onde Assistir

O programa Meu MS é exibido todos os sábados, às 13h40, pelo canal da TV Morena (6). Também é possível acompanhar pela GloboPlay.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo