Rota CineMS acontece durante 5ª Mostra de Audiovisual de Dourados

Foto: Divulgação

Campo Grande (MS) – Entre os dias 08 e 12 de maio, em Dourados, o projeto Rota CineMS realiza dentro das atividades da 5ª Mostra de Audiovisual de Dourados (UFGD), exibições de filmes e Oficina de Audiovisual, com os alunos do 8º e 9º ano da Escola Municipal Clarice Bastos Rosa.

Serão exibidos filmes que irão possibilitar que os alunos tenham acesso a produções que, além de destacar a identidade cultural brasileira, utilizam recursos tecnológicos contemporâneos. Para a coordenadora do projeto Lidiane Lima a identidade cultural sempre será o eixo condutor do Rota CineMS, “pela compreensão de que a representação da nossa cultura em geral favorece ao público a percepção de pertencimento social e a construção de uma identidade coletiva”, ressalta Lima.

Para dar protagonismo a todo esse conceito, o projeto, junto com o Museu de Imagem e Som de MS, ministra Oficina de Audiovisual que aproxima essa produção artística dos alunos de forma a ficar explícito que a arte é um produto social que se origina do terreno fértil das relações humanas, ao mesmo tempo em que é uma interpretação individual da realidade. Sobre isso, a coordenadora do MIS, Marinete Pinheiro, destaca: “o conteúdo da oficina aborda o processo de criação coletiva, propõem exercícios de ideias e criatividade e apresenta as diferentes linguagens e técnicas do audiovisual. Elementos que complementam a educação formal, pois permite que os alunos façam uma reflexão sobre sua própria realidade, e aprendam a utilizar a arte do audiovisual para se expressar”.

Sobre Rota CineMS: O projeto “Rota CineMS” é uma iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da FCMS, que, desde 2007, leva aos municípios do interior obras audiovisuais de artistas locais e do resto do Brasil com objetivo de promover exibições e discussões dentro do universo da identidade cultural brasileira. Caminhando sempre para o processo de formação de plateia crítica e da difusão da produção nacional.

Sobre a 5ª MAD: A Mostra Audiovisual de Dourados visa proporcionar ao público interno e externo à UFGD, de forma totalmente gratuita, um encontro de exibição, debate e discussão da produção do audiovisual regional e nacional. A mostra preza pela busca de novas linguagens, propostas e formas cinematográficas mediante a exibição de filmes em diferentes formatos, buscando a acessibilidade dos diferentes públicos, graças a iniciativas como exibições públicas, oficinas, palestras, mostras em locais públicos além de reunir diversas gerações de profissionais e entusiastas atuantes no mercado de audiovisual.

Mais de 8 mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos, já passaram pela sala de exibições e pelas oficinas da MAD desde sua primeira edição, mostrando assim a importância do evento, tornando-se uma vitrine para que o grande público encontre suas raízes e veja parte de sua história nas telas do cinema. Também desde 2013, quando o projeto se iniciou, foram recebidas mais de 200 inscrições de produções audiovisuais e mais de 70 filmes regionais e nacionais foram premiados na Mostra competitiva de Curtas.

Sobre a Parceria: A proposta de parceria entre a 5ª Mostra Audiovisual de Dourados e a Fundação de Cultura do estado de Mato Grosso do Sul para realização de oficinas de capacitação audiovisual por meio do projeto Rota Cine MS visa democratizar os conhecimentos sobre a realização audiovisual, levando oficinas de formação gratuitas às crianças e jovens em vulnerabilidade social de instituições públicas de Dourados/MS.

Além da formação teórico-prática, a 5ª MAD almeja atingir/despertar os jovens e crianças levando-os a uma reflexão de sua realidade social, política e cultural, pois a construção dos roteiros dos filmes será baseada tanto na literatura de ficção quanto no contexto em que estão inseridos. Sendo que os materiais produzidos pertencerão aos jovens realizadores, visando incentivá-los a produzir mais material e participarem de mostras e festivais audiovisuais pelo estado e pelo país.

A utilização da linguagem audiovisual na educação básica é garantida pela Lei de Diretrizes e bases da Educação, Nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996, o que torna de fundamental importância a compreensão da mesma como ferramenta de ensino, bem como instrumento de introdução de crianças e jovens à arte e cultura.

É papel do Estado estimular ações que possam contribuir para o seu desenvolvimento social, cultural e econômico, e atividades como essa, introduzidas de forma gratuita em instituições públicas, servem como celeiro para o constante aprimoramento da educação básica, da construção e manutenção de políticas sociais e culturais e para capacitação de novos indivíduos que poderão ser inseridos no mercado de trabalho através das produções audiovisuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo