Rodas Esportivas – Tipos e Dicas de Como Escolher

Saiba mais detalhes sobre as Rodas Esportivas Automotivas

Para a estilização de carros, se utiliza bastante as rodas esportivas, para melhorar a estética e também para outros benefícios ao veículo que vai além da beleza. As rodas esportivas podem ser tanto de liga leve como de aço, podendo beneficiar o sistema de suspensão do carro, reduzindo seu esforço em manter os pneus aderentes ao solo, além de serem mais resistentes.

Sobre as rodas de liga leve

Contrárias às rodas de aço que têm calota, as rodas de liga leve são produzidas com uma liga de alumínio, permitindo que sejam esculpidas e tenham um design mais elegante. Em função do alumínio, essas rodas são mais leves e também bastante resistentes por terem silício ou outro metal em sua composição.

As rodas esportivas são de liga leve, isto é, composta por metais que, juntos, formam uma liga metálica menos pesada. É uma roda que estiliza o carro e traz benefícios para o sistema de suspensão, exigem menor esforço do veículo quando está rodando e, dessa forma, ajudam na economia de combustível.

Sobre as rodas forjadas

As rodas forjadas têm esse nome por serem compostas de alumínio forjado, para terem uma boa estética e serem mais atraentes, pesando menos do que as de liga leve. Seu processo de fabricação é praticamente uma arte, considerando que tais rodas são esculpidas com auxílio de calor e de pressão, “forjando” um tipo de fornalha para metais, o que origina seu nome.

Sobre as rodas de aço

Também chamadas de rodas de aço com calota, a construção dessas rodas esportivas é feita com aço e, em determinados casos, é utilizado aço escovado.
Diferente das rodas de liga leve, essas rodas são mais usadas em lugares com bastante variações (pedras, buracos, entre outros), tendo em vista que podem resistir bem a esses percalços e também aos possíveis amassados.

Um jogo dessas rodas costuma ter um custo menor e elas são mais pesadas que as de liga leve.

Como escolher a roda?

A maior parte dos donos de carro que escolhem usar as rodas de liga leve desejam inserir rodas com aro maior que as que tinham antes, como por exemplo, um veículo que tinha roda aro 15 passa a ter roda esportiva aro 18. De fato, o carro fica mais estiloso e bonito.

Contudo, é importante escolher de acordo com o tamanho do aro, verificar a furação das rodas e também levar em conta o ano, o modelo e a marca do veículo quando for escolher suas rodas esportivas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo